Introdução:

Os planos de secção são planos de corte utilizados para estudo do corpo humano ou de peças anatômicas. Nada mais são do que sentidos de corte para melhor visualização ou acesso a uma determinada estrutura. Desta forma, a determinação do plano de secção ou sentido de corte que se deve realizar em uma determinada estrutura, vai depender diretamente da estrutura que se quer estudar.

Os planos de secção e suas terminologias são também utilizados para exames complementares de imagem, então, podem ser notados nos estudos principalmente de ressonâncias magnéticas e Tomografias computadorizadas, onde são realizados cortes para estudo em imagens.

Planos de secção:

  • Plano de secção sagital mediano: Também denominado plano de secção parassagital, é o único que divide o corpo humano em duas porções homólogas. Desta forma, o plano de secção sagital mediado é aquele que divide o corpo humano em porção direita e porção esquerda exatamente no centro. As estruturas mais próximas deste plano são consideradas estruturas mediais.

  • Plano de secção sagital: Divide o corpo humano ou peça anatômica em porções direita e esquerda, possibilitando ao observador então, vistas direita e esquerda da peça ou estrutura estudada.

  • Plano de secção Transversal: Divide o corpo humano ou peça anatômica em porções superior (cefálica ou craniana) e inferior (podálica ou caudal), possibilitando então ao observador, vistas superior ou inferior da peça anatômica estudada.

  • Plano de secção coronal: Divide o corpo humano ou peça anatômica em porções anterior (ventral) e posterior (dorsal). É também denominado plano frontal e permite ao observador vistas anterior ou posterior da peça anatômica estudada.