Introdução:

Neste post estudaremos os planos e eixos de movimento. Diferente do estudado em planos de delimitação e planos de secção, onde o objetivo é o estudo estático de peças anatômicas inteiras ou em cortes, os planos e eixos de movimento são utilizados para estudarmos os movimentos osteocinemáticos segmentares do corpo humano.

Quando estudamos os movimentos do corpo humano, devemos observar que independentemente do movimento, todos acontecem paralelos a um plano e transversais a um eixo. Assim, os planos de movimento correspondem ao sentido (vetor) em que ocorre o movimento, enquanto o eixo é sempre transversal, ao redor do qual ocorre o movimento.

Planos e eixos de movimento:

  • Plano sagital: Assim como o plano de secção sagital, o plano de movimento sagital ocorre no mesmo sentido. Neste plano acontecem os movimentos de flexão e extensão dos diversos segmentos do corpo. Os movimentos que acontecem no plano sagital ocorrem ao redor do eixo de movimento latero-lateral.
  • Plano transversal: Assim como o plano de secção transversal, é um plano horizontal onde ocorrem os movimentos de rotação do corpo humano ou segmentos do mesmo. Neste plano, ocorrem movimentos de rotação lateral ou medial para articulações periféricas e rotações para a direita e para a esquerda para os movimentos de rotação de tronco e coluna vertebral. Os movimentos que ocorrem no plano transversal, ocorrem ao redor do eixo de movimento longitudinal.
  • Plano coronal ou frontal: Assim como o plano de secção coronal, o plano de movimento coronal ocorre no mesmo sentido. Neste plano acontecem os movimentos de abdução e adução além dos movimentos de inclinação e os desvios dos diversos segmentos do corpo. Os movimentos que acontecem no plano coronal ocorrem ao redor do eixo de movimento ântero-posterior.