Termos de posicionamento:

O conceito de termos de posicionamento é utilizado para nos referirmos a topografia de peças anatômicas, ou seja, a posição de estruturas anatômicas no corpo humano assim como a correlação entre a posição de diferentes estruturas no corpo.

Nos termos de posicionamento, pode-se notar a presença de terminologias já conhecidas e descritas, principalmente no estudo dos planos de delimitação. Desta forma, o estudo de anatomia humana vai se complementando e referenciando.

Principais termos de posicionamento:

  • Superior, craniano ou cefálico: São termos utilizados para nos referirmos a estruturas anatômicas posicionadas mais próximas ao plano de delimitação superior. Ser superior, craniano ou cefálico significa estar localizado mais acima no corpo humano.

  • Inferior, podálico ou caudal: São termos utilizados para nos referirmos a estruturas anatômicas posicionadas mais próximas ao plano de delimitação inferior. Ser inferior, podálico ou caudal significa estar localizado mais abaixo no corpo humano.

  • Anterior ou ventral: São termos utilizados para nos referirmos a estruturas anatômicas posicionadas mais próximas ao plano de delimitação anterior ou ventral. Ser anterior ou ventral significa estar localizado mais anteriormente no corpo humano.

  • Posterior ou dorsal: São termos utilizados para nos referirmos a estruturas anatômicas posicionadas mais próximas ao plano de delimitação posterior ou dorsal. Ser posterior ou dorsal significa estar localizado mais posteriormente no corpo humano.

  • Lateral: É o termo utilizado para se referir a estruturas mais próximas aos planos de delimitação laterais. Como temos dois planos de delimitação lateral (direito e esquerdo), o termo lateral se refere a estruturas mais afastadas então do plano de secção sagital mediano, que divide o corpo humano um duas metades homólogas.

  • Medial: O termo medial tem como referência o plano de secção sagital mediano. Ser medial significa estar posicionado mais próximo ao plano de secção sagital mediano, ou seja, mais próximo a linha média do corpo. Algumas estruturas se posicionam sobre esse plano, como a coluna vertebral e o septo nasal, sendo, desta forma, sempre mediais quando comparadas a outras estruturas.

  • Intermédio ou médio: Refere-se a estruturas interpostas em relação a outras duas, pelo menos. Desta forma, não devemos confundir o termo médio (interposto ou entre) com o termo medial (próximo ao plano sagital mediano), que é um erro comumente visto nos estudos de anatomia humana.

  • Proximal: O termo é utilizado para se referir a estruturas que se encontram mais próximas ao tronco, respeitando o sentido de continuidade do membro. Desta forma, este termo só pode ser utilizado para estudo de estruturas apendiculares.

  • Distal: O termo é utilizado para se referir a estruturas que se encontram mais distantes do tronco, respeitando o sentido de continuidade do membro. Desta forma, este termo só pode ser utilizado para estudo de estruturas apendiculares.

  • Superficial: O termo superficial é utilizado seguindo um conceito de estratificação, como se fossemos estudar o corpo humano ou as peças anatômicas por camadas. Desta forma, superficial significa estar mais próximo da superfície do corpo, representada histologicamente pelo tecido epitelial (pele).

  • Profundo: O termo profundo é utilizado seguindo um conceito de estratificação, como se fossemos estudar o corpo humano ou as peças anatômicas por camadas. Desta forma, profundo significa estar mais distante da superfície do corpo ou mais próximo do centro, representada histologicamente pelo tecido ósseo (esqueleto).