ANATOMIA CARDIOVASCULAR
Coração
Localização
O coração está localizado atrás do osso esterno, dentro da cavidade torácica formada pela medula espinhal, costelas e o próprio esterno. Juntamente com o coração, a cavidade torácica apresenta também, os pulmões. Assim sendo, o coração está localizado entre os pulmões. Outro detalhe, a porção inferior do coração está apoiado sobre o músculo do diafragma.
Anatomia
O coração é revestido por um saco denominado de pericárdio, que é constituído por duas capas: capa fibrosa externa ou pericárdio parietal e capa serosa interna ou pericárdio visceral. Resumidamente, a parede do coração é dividida em 3 partes: o epicárdio (camada externa, pericárdio visceral), o miocárdio (camada medial, é o próprio músculo cardíaco denominado de miocárdio) e endocárdio (camada interna de endotélio, o mesmo tecido que reveste dos os vasos sanguíneos).
Histologia
O miocárdio apresenta as mesmas estruturas do músculo esquelético, no entanto há importantes diferenças. Dentre elas podem ser citadas:
Sincício: as fibras musculares do miocárdio não estão dispostas em paralelo como encontradas nos músculos esqueléticos. Na realidade, as fibras são entrelaçadas formando uma desorganização.
Discos intercalados e junções abertas: entre as fibras musculares do miocárdio encontra-se o disco intercalado e unindo esses discos estão as junções abertas.
Essas 3 estruturas miocárdicas, atuam facilitando a propagação do potencial de ação permitindo que átrios e ventrículos possam contrair juntos.
Alta concentração de mitocôndrias: devido ao seu trabalho constante, predominasse o metabolismo aeróbio no miocárdio.
Alta densidade capilar: com o predomínio do metabolismo aeróbio, há um elevado suprimento de gás, nutriente (principalmente gordura) e hormônios, o que exige um rico suplemento sanguíneo através de um grande leito de capilares.
Estruturas
O coração desempenha a função de uma bomba que ejeta sangue dentro de uma rede de vasos sanguíneos. Assim, é um órgão impar, formado por quatro câmaras ocas dispostas de tal maneira, que o divide em duas porções (esquerda e direita). As câmaras superiores são denominadas de átrios e as inferiores de ventrículos.
Átrios
Os átrios funcionam como câmaras de recepção de sangue, são em número de dois (direito e esquerdo) que são separados por uma parede muscular denominada de septo interatrial.
Procedência e distribuição do sangue
Átrio Direito
Câmara superior direita, constituído por uma parede fina e recebe sangue venoso (rico em CO2) vindo de todos os tecidos (exceto pulmões). Duas veias desembocam em seu interior, são as veias cavas superior e inferior que trazem, respectivamente sangue das regiões superiores e inferiores do corpo. Além, das veias cavas, o átrio recebe sangue também do próprio coração através do seio coronário.
Átrio Esquerdo
Câmara superior esquerdo, seu tamanho é ligeiramente menor e sua parede mais espessa, recebe sangue arterial (rico em O2) vindo dos pulmões através de quatro veias (veias pulmonares).
Ventrículos
São câmaras de bombeamento de sangue, também são em número de dois (direito e esquerdo) que estão separados pelo septo interventricular.
Ventrículo Direito
Câmara inferior direita, sua parede é mais espessa que as paredes dos átrios. Recebe sangue do átrio direito e o ejeta para os pulmões através da artéria pulmonar.
Ventrículo Esquerdo
Câmara inferior esquerda, sua parede é mais espessa que as paredes dos átrios e mesmo do ventrículo direito. Recebe sangue arterial do átrio esquerdo e o ejeta para todo o corpo através da artéria aorta (o que exige uma parede mais forte).
Válvulas Atrioventriculares e Semilunares
As válvulas são encontradas dividindo os átrios dos ventrículos (atrioventriculares) e dentro das artérias (semilunares).
Válvulas Atrioventriculares
São em número de duas, a válvula que divide o átrio e ventrículo direitos é denominada de tricúspide e a que divide o átrio esquerdo do ventrículo chama-se bicúspide ou mitral. As válvulas apresentam folhas finas, sendo a tricúspide possui três folhetos ou valvas e a bicúspide apenas duas valvas (mais forte e espessa).
As valvas formam uma membrana, onde suas bordas projetam para dentro do ventrículo. Logo abaixo das valvas, formam -se cordões chamados de cordas ou cordoalhas tendíneas que estão ligadas ao interior do ventrículo pelos músculos papilares. Válvulas Semilunares ou Sigmóideas Localizadas no início das artérias (pulmonar e aorta), são formadas por 3 valvas.
Tanto atrioventriculares quanto semilunares, possuem a função de impedir o retorno do sangue. As válvulas atrioventriculares impedem que o sangue retorne aos átrios durante a contração dos ventrículos. E após o sangue ser ejetado para dentro das artérias, para que não retornem aos respectivos ventrículos, são impedidos pelas semilunares. Pequena e Grande Circulações
O trajeto do sangue dentro e fora do coração forma dois circuitos, a pequena circulação (quando o sangue sai do coração para os pulmões e retorna) e grande circulação (quando o sangue sai do coração para o tecido e retorna). O caminho do sangue é explicado a seguir:
O sangue venoso (rico em CO2) chega no átrio direito pelas veias cavas superior e inferior;
O átrio direito contrai e ejetando o sangue para dentro do ventrículo direito, após a abertura da válvula tricúspide;
O ventrículo se enche de sangue venoso e as válvulas atrioventricular e semilunar estão fechadas.
Nesse momento, começa a contração ventricular que força a abertura da semilunar, ejetando o sangue para os pulmões através da artéria pulmonar, o ramo direito da artéria irriga o pulmão direito e o ramo esquerdo para o pulmão esquerdo. Após a passagem do sangue pela válvula semilunar, essa se fecha impedindo o retorno do sangue para dentro do ventrículo;
Ao chegar nos alvéolos os pulmões ocorrem as trocas gasosas. O sangue venoso rico em CO2 e pobre em O2 encontra no alvéolo o ar atmosférico, rico em O2 e pobre em CO2. Ocorre a difusão do CO2 para dentro do alvéolo e do O2 para dentro do capilar, tornando o sangue arterial. O sangue arterial, ao sair dos pulmões retorna ao coração, dentro do átrio direito pelas 4 veias pulmonares; E. ao chegar no átrio esquerdo, como ocorreu no lado direito coração, o sangue arterial é dirigido para dentro do ventrículo esquerdo, que o ejeta para dentro da artéria aorta em direção ao tecido;
Nos tecidos ocorrem as trocas gasosas, o sangue rico em O2 doa para o tecido e recebe CO2 produzido pelo metabolismo celular. O sangue arterial, ao receber CO2, torna-se venoso e reinicia o processo.