Os músculos do compartimento medial da coxa são denominados, como grupo muscular, adutores de coxa ou quadril. Trata-se de um grupo muscular formado na sua maioria por músculos curtos, que possuem suas origens no púbis e se inserem na face medial do fêmur ou na face medial da tíbia (Grácil). São músculos adutores de coxa (mediais de coxa):
- Grácil
- Pectíneo
- Adutor curto
- Adutor longo
- Adutor magno
Pectíneo
• Origem: linha pectínea do púbis
• Inserção: linha pectínea do fêmur
- Função: Adução de coxa
Adutor longo
• Origem: corpo do púbis
• Inserção: lábio medial da linha áspera do fêmur
- Função: Adução de coxa
Adutor curto:
• Origem: corpo e ramo inferior do púbis
• Inserção: linha áspera do fêmur
- Função: Adução de coxa
Adutor Magno
• Origem: 2 cabeças (porções)
– porção adutora: ramo inferior do púbis
– Porção extensora: tuberosidade isquiática
• Inserção: 2 cabeças (porções)
– porção adutora: linha áspera
– Porção extensora: linha supracondilar medial e tubérculo adutor
- Função: Adução de coxa e Extensão de coxa
Grácil
O grácil, assim como os demais músculos supracitados, é um músculo do compartimento medial da coxa e também classificado como adutor. Porém, diferente dos demais, o músculo grácil é classificado funcionalmente como bi articular, pois não se insere no fêmur, mas sim na tíbia. Desta forma, diferentemente dos demais, o músculo grácil possui funções motoras tanto no quadril quanto no joelho.
Outra característica bastante importante do músculo grácil é o seu ponto de inserção distal. Ele se insere na face medial do côndilo medial da tíbia. Sua inserção acontece de forma conjunta com dois outros importantes músculos: Sartório e Semi tendinoso. Desta forma, mesmo sendo um músculo interno de coxa e com função adutora da mesma, o grácil ainda participa de um grupo muscular denominado “músculos da pata de ganso”.
Morfologicamente, os músculos da pata de ganso seriam um tríceps da coxa (crural), pois possuem seus ventres si inserindo de forma comum no mesmo posto da tíbia, porém, como suas localizações e funções no quadril são divergentes, mesmo possuindo um ponto de inserção comum eles são estudados de forma separada e de acordo com suas localizações e funções.
Relevância Clínica: O conhecimento dos músculos da pata de ganso é de extrema relevância clínica, pois a pesar de possuirem localizações e funções distintas, por possuirem um mesmo ponto de inserção distal, apresentam relação clínica direta. Desta forma, o comprometimento de qualquer um dos músculos da pata de ganso gera alterações funcionais nos demais, e a principal lesão é denominada “Tendinite de pata de ganso”.
• Origem: corpo e ramo inferior do púbis
• Inserção: face medial da porção proximal do corpo da tíbia
- Função: Adução de coxa e sinergista na flexão de joelho e rotação interna da tíbia
Músculo Tensor da Fáscia Lata
•Origem: EIAS e lábio externo da crista ilíaca
• Inserção: Tracto Ílio Tibial
• Ação: Flexão e abdução do quadril , auxilia na rotação medial do quadril.
O músculo tensor da fáscia lata é um músculo lateral do quadril, que possui um pequeno ventre que se extende pelo tracto ílio tibial até a região lateral do joelho. Diferentemente dos músculos supracitados, que são adutores, o Tensor da fáscia lata possui relações motoras no quadril e joelho relacionadas principalmente a flexão dessas articulações.