Introdução:

Quando falamos de músculos da face ou musculatura facial, estamos nos referindo aos músculos responsáveis pelas expressões faciais, e não necessariamente por todos os músculos localizados na região da cabeça ou crânio.

Os músculos da face, apesar de classificados como músculos estriados esqueléticos e, desta forma, possuirem inervação somática, possuem uma relação íntima com o sistema límbico (porção do sistema nervoso responsável pelas emoções). Desta forma, os músculos faciais podem ter um comando somático, mas muitas vezes suas contrações são derivadas das expressões das nossas emoções, como quando estamos tristes, felizes, assustados ou com medo.

Inervação sensitiva e motora da face:

Por estarem localizados na região do crânio, os músculos da face e mímica facial recebem inervação sensitiva e motora de nervos cranianos, diferentemente da maioria dos músculos estriados esqueléticos. A principal diferença, é que a inervação sensitiva é feita um por um nervo (Nervo trigêmio – V par craniano), enquanto a inervação motora é feita por outro nervo (Nervo facial – VII par craniano).

Nervo Trigêmio

Assim que sai da ponte, onde se localizam seus corpos, o nervo trigêmio se divide em três ramos principais: ramo frontal, ramo maxilar e ramo mandibular.

Esses ramos, também denominados nervos periféricos frontal, maxilar e mandibular, respectivamente, são formados pelos axônios que vão conduzir as informações sensitivas da face, como informações referentes ao tato, dor e temperatura. O ramo frontal é responsável pela sensibilidade da porção superior, referente ao osso frontal, porção superior dos olhos e pálpebras.

O maxilar é responsável pela sensibilidade da porção média, região do maxilar, dentes da arcada dentária superior e das bochechas. Já o mandibular é responsável pela sensibilidade da região da mandíbula, região do mento e dos dentes da arcada dentária inferior.

Nervo Facial

O nervo facial, VII par craniano, é responsável pela inervação motora dos músculos da mímica facial, além também de inervar os 2/3 anteriores da língua e as glândulas salivares e lacrimais, como estudamos no conteúdo de “Nervos Cranianos”.

A grande diferença dos músculos da face em relação aos demais músculos estriados esqueléticos, é que diferente dos outros, eles são muitos e pequenos, com funções bastante específicas, e ao mesmo tempo inervados ou comandados por um único nervo, o facial.

Desta forma, é comum o aparecimento de sincinesias (contração involuntária da musculatura vizinha) durante contrações de músculos da face, pois se torna mais difícil a dissociação de movimentos entre eles.

Quem são os músculos da mímica facial?

Músculo Frontal

Também conhecido como músculo occípto-frontal ou músculo elevador da sobrancelha, possui inserção superior e posterior na gálea aponeurótica dos parietais e anteriormente e inferiormente, não possui inserção óssea, pois suas fibras são continuadas pelas fibras dos músculos prócero, corrugador e orbicular do olho. É inervado pelos ramos temporais do nervo facial e sua função é a de elevação das sobrancelhas, enrugando a fronte. Agindo isoladamente, pode-se elevar a sobrancelha de cada um dos lados separadamente.

Músculo Orbicular do Olho

É o músculo que contorna toda a órbita ocular. Se divide em três porções: palpebral, orbital e lacrimal. Possui inserções na porção nasal do osso frontal, no processo frontal do osso maxilar, na crista lacrimal posterior e na superfície anterior e bordas do ligamento palpebral medial. Suas fibras circundam a órbita ocular, tendo como função então o fechamento ativo das pálpebras (fechamento forçado dos olhos).

Músculo Corrugador

Possui sua inserção lateral na extremidade medial da sobrancelha e sua inserção medial na superfície profunda da pele, na região da sutura naso-frontal. Recebe inervação motora dos ramos temporal e zigomático do nervo facial e sua função é tracionar a sobrancelha para baixo e para dentro, aproximando a sobrancelha da raiz do nariz.

Músculo Prócero

Possui sua inserção superior na porção inferior da fronte, entre as duas sobrancelhas, e a inserção inferior na fáscia que reveste a porção inferior do osso nasal e parte superior da cartilagem nasal, lateralmente.

O músculo prócero recebe inervação motora dos ramos bucais do nervo facial, e tem como função tracionar para baixo o ângulo medial da sobrancelha e dá origem as rugas transversais no nariz.

Músculo Nasal Transverso

O músculo nasal transverso, também conhecido como transverso do nariz ou simplesmente, músculo nasal, é inervado pelos ramos bicais do nervo facial e possui suas fibras posicionadas transversalmente, abaixo do ligamento nasal. Tem como função motora a abertura das narinas.

Músculos Temporais

Os músculos temporais são divididos em três porções distintas, denominadas: Temporal anterior ou Auricular anterior; Temporal médio ou Auricular superior; e Temporal posterior ou Auricular posterior.

As porções anterior e média recebem inervação motora dos ramos temporais do nervo facial, e são responsáveis, respectivamente, pela tração anterior e superior do pavilhão auricular (Auricular anterior) e elevação do pavilhão auricular (Auricular superior). Já a porção posterior recebe inervação motora do ramo auricular posterior do nervo facial, e tem como função tracionar o pavilhão auricular para trás.

Músculo Palpebral

O músculo palpebral, ou pálpebra propriamente dita, é o músculo responsável pelo fechamento sutil do olho (movimento de piscar). É um músculo muito ativado por atos reflexos, pois é o grande responsável pela proteção da retina assim como sua lubrificação durante o ato de piscar. Recebe inervação motora do ramo temporal do nervo facial.

Músculo Levantador do Lábio Superior e da Asa do Nariz

Também conhecido como elevador do lábio superior e da asa do nariz, possui sua inserção superior no processo frontal do osso maxilar, e suas inserções inferiores na cartilagem alar maior e no lábio superior. Como o próprio nome sugere, sua função está relacionada a elevação da asa do nariz e no lábio superior na sua porção medial. Tem inervação motora nos ramos bucais do nervo facial.

Músculo Levantador do Lábio Superior

Possui sua inserção superior na margem inferior da órbita, osso maxilar e osso zigomático, e sua inserção inferior no lábio superior. Como o próprio nome sugere, é responsável pela ação motora de elevação do lábio superior e recebe inervação dos ramos bucais do nervo facial.

Músculo Levantador do Ângulo da boca

Possui inserção superior na fossa canina do osso maxilar e inserção inferior no ângulo da boca. Tem como função a elevação do ângulo da boca promovendo a acentuação do sulco nasolabial. É inervado pelos ramos bucais do nervo facial.

Músculo Zigomático Menor

Está posicionado superiormente ao músculo zigomático maior, em sentido transversal na face. Possui sua inserção lateral na face malar do osso zigomático e inserção medial no lábio superior, entre o levantador do lábio superior e o zigomático maior. Recebe inervação motora dos ramos bucais do nervo facial e tem como função auxiliar a elevação do lábio superior, acentuando o sulco nasolabial.

Músculo Zigomático Maior

Localizado no mesmo sentido e logo abaixo do zigomático menor, possui inserção lateral na face malar do osso zigomático e inserção medial no ângulo da boca. Também recebe inervação motora dos ramos bucais do nervo facial, e tem como função tracionar o ângulo da boca para trás e para cima (Sorriso aberto).

Músculo Risório

Localizado horizontalmente na face, em cada um dos lados da boca, o músculo risório se insere medialmente no tecido epitelial do ângulo da boca, e lateralmente, na fáscia do músculo masseter. Possui inervação motora dos ramos bucais do nervo facial e também do ramo mandibular. Sua função motora é tracionar o ângulo da boca lateralmente (sorriso fechado / sem graça).

Músculo Depressor do Lábio Inferior

Possui sua inserção inferior na linha oblíqua da mandíbula e inserção superior no tegumento do lábio inferior. Recebe inervação motora dos ramos mandibular e bucal do nervo facial, e como o nome sugere, é responsável por puxar o lábio inferior para baixo e para o lado, demonstrando expressão de ironia.

Músculo Mentoniano

Posicionado transversalmente entre a fossa incisiva da mandíbula e o tegumento do queixo, na região do tubérculo mentoniano, possui inervação dos ramos mandibular e bucal do nervo facial e tem como função motora elevar e projetar para fora o lábio inferior, enrugando a pele do queixo.

Músculo Orbicular da Boca

Assim como o orbicular do olho, o músculo orbicular da boca tem atuação de esfíncter. Está posicionado ao redor da órbita da boca, nas porções marginal, labial e rima da boca. É inervado pelos ramos bucais do nervo facial e tem a função de fechamento forçado dos lábios. (É o músculo do biquinho)

Músculo Depressor do Ângulo da boca

Possui inserção inferior na linha oblíqua da mandíbula e inserção superior no ângulo da boca. Recebe inervação motora dos ramos mandibular e bucal do nervo facial, e como sugere o nome, é responsável pela depressão do ângulo da boca, demonstrando expressão de tristeza.

Músculo Bucinador

É um músculo profundo da face, localizado horizontalmente na região das bochechas, e um importante acessório da mastigação, pois é responsável por manter o alimento sob pressão direta com os dentes durante o processo. Sua ação motora é de depressão e compressão das bochechas contra os ossos maxilar e mandibular. Recebe inervação motora dos ramos bucais do nervo facial e possui inserção anterior no ângulo da boca profundamente e inserção posterior na superfície externa dos processos alveolares do osso maxilar, logo acima da mandíbula. (OBS: ë o músculo utilizado para ações como assobiar e soprar)

Músculo Platisma

É o músculo anterior e superficial do pescoço. Possui inserção superior na borda inferior da mandíbula, pele da parte inferior da face e canto da boca, e inserção inferior na fáscia dos músculos peitoral maior e deltóide, dobre a clavícula. O Músculo platisma é inervado pelo ramo cervical do nervo facial, e sim, mesmo não estando posicionado na face, é estudado junto com os músculos faciais devido a sua relação em comum com o sistema nervoso. Sua ação motora é a de repuxar a pele sobre a clavícula em direção a mandíbula.