Articulações semi-móveis

Introdução

Essas articulações são encontradas em regiões do nosso corpo onde a pesar da necessidade de movimento, são regiões com alguma função protetiva, logo, as amplitudes de movimento devem ser pequenas.

A grande característica da cartilagem em relação aos ossos, e que diferencia as articulações cartilaginosas das fibrosas, é a maleabilidade, ou seja, a capacidade que possuem de se moldar quando tensionadas.

Os ossos se unem através de cartilagem. Como são possíveis pequenos movimentos, são também denominadas anfiartroses, possuindo então essa outra nomenclatura.

         Estas articulações se apresentam de 2 tipos:

  • Sincondroses
  • Sínfises

SINCONDROSES:

Os ossos são unidos por cartilagem hialina. Um exemplo de sincondrose é o encontrado entre as 7 primeiras costelas e o esterno (cartilagem costal), assim como as articulações entre as costelas e as cartilagens costais, respectivamente “condro-esternais” e “costo-condrais”, além das articulações entre as costelas falsas (8, 9 e 10) com a cartilagem da sétima costela, denominadas articulações “condro-condrais”.  

As sincondroses são articulações caracterizadas pela continuidade cartilaginosa entre extremidades ósseas. Desta forma, outro exemplo de sincondrose e que é encontrado nas crianças em fase de crescimento, são as epífises de crescimento ósseo, também denominados metáfises ou placas de crescimento ósseo.

Porém, após cessar a fase de crescimento, as metáfises se calcificam, dando continuidade óssea e, consequentemente, desaparecendo as placas de crescimento e consequentemente, as sincondroses desse tipo.

SÍNFISES:

Quando entre as extremidades ósseas, encontra-se um coxim fibrocartilaginoso ou disco. Ele é compressível para absorver choques. Na imagem abaixo, podemos notar a presença dos discos intervertebrais entre os corpos vertebrais, e que é um exemplo clássico de sínfise, assim como o que encontramos entre as superfícies articulares dos ossos do púbis, bilateralmente, que também se articulam por um disco fibrocartilaginoso.

Ilustração dos discos intervertebrais

A articulação entre os dois púbis, denominada sínfise púbica,  e entre as vértebras são exemplos de sínfise. O coxim entre as vértebras é o chamado disco intervertebral.

Ilustração da coluna vertebral e dos discos intervertebrais

Observação clínica:

As pseudo-artroses, que são falhas ocorridas durante o processo de calcificação óssea, não havendo o devido processo de remodelação e calcificação, mas sim uma formação de tecido fibrocartilaginoso, também é denominada sincondrose, porém, trata-se de um processo fisiopatológico e não fisiológico, como os demais exemplos citados acima.