Biomecânica: conceitos básicos

Introdução:

Neste post vamos apresentar os conceitos básicos de biomecânica, conceitos estes de extrema importância para o estudo da biomecânica dos movimentos e compreensão da atuação dos músculos estriados esqueléticos no aparelho locomotor para a geração de movimentos.

Cinética x cinemática

Os primeiros conceitos a serem estudados são os conceitos de cinética e cinemática, para que fique claro para quem trabalha com os movimentos do aparelho locomotor.

Cinética

Trata-se do estudo das forças que atuam sobre o corpo humano e das relações entre os vetores de força, os movimentos, a estática, a dinâmica, entre outros fatores.

Princípios mecânicos da Cinética

Força: Uma maneira simples de conceituar força é pensar em um empurrão (compressão) ou em uma tração (tensão). Esse movimento de tracionar e empurrar pode ser visualizado facilmente no “cabo de guerra”. Se ambas as equipes puxarem a corda com a mesma força, nenhum movimento da corda ocorre. Esse ponto é conhecido como ponto de equilíbrio ou estado de equilíbrio.

         Terapeuticamente, quatro fontes principais de força constituem principal interesse:

– Gravidade: peso das partes corporais e aparelhos tais como talas, gesso, utensílios de comer, livros ou pesos.

– Músculos: podem produzir força sobre segmentos ósseos por contração ativa ou por serem esticados passivamente.

– Resistência externa: resistência manual, polias, …

– Atrito: força de resistência criada pelo contato entre superfícies. Pode proporcionar estabilidade se ótimo, retardar o movimento se excessivo, e levar a instabilidade se inadequado.

A aplicação dessas forças principais pode, por sua vez, levar a três consequências secundarias de considerável importância clínica:

– Compressão articular

– Tração articular

– Pressão sobre os tecidos do corpo

         Quando se fala também em forças, não se deve esquecer as três leis fundamentais que governam o movimento, que são as três leis de Newton sobre o movimento:

  1. Lei do Equilíbrio: Em um estado de equilíbrio, a soma das forças atuando sobre um corpo é zero ou balanceada.
  2. Lei da massa e aceleração: A mesma força atuando sobre diferentes corpos faz com que os corpos se movam diferentemente.
  3. Lei da ação e reação: Para toda força de ação, existe uma força de reação igual e oposta.

Cinemática

A cinemática estuda as relações e variações espaciais e temporais dos movimentos do corpo humano. Na cinemática estudamos o desenho dos movimentos, tanto dos micros movimentos que acontecem dentro das articulações, denominados artrocinemáticos, quanto os movimentos de deslocamento dos ossos no espaço, tanto os segmentares quanto os de locomoção, denominados osteocinemáticos.

Movimentos Artrocinemáticos

         Os movimentos artrocinemáticos são os movimentos que ocorrem no interior das articulações, facilitando os movimentos osteocinemáticos, que são os movimentos visíveis.

São três os movimentos artrocinemáticos:

         – Deslizamento ou escorregamento

         – Rolamento ou balanço

         – Rotação ou giro

         Na grande maioria das vezes, esses movimentos ocorrem simultaneamente, promovendo maior harmonia nos movimentos articulares.

         Relações côncavo-convexas:

O movimento artrocinemático das superfícies articulares em relação ao movimento das diáfises dos ossos (osteocinemáticos) obedece a princípios côncavo-convexos. 

Assim, se o osso com a superfície articular convexa mover-se sobre o osso com concavidade, a superfície articular convexa move-se na direção oposta à do segmento ósseo.

Se o osso com a concavidade se mover sobre a superfície convexa, a superfície articular côncava irá se mover na mesma direção que o segmento ósseo.

Movimentos osteocinemáticos

         Os movimentos osteocinemáticos são os movimentos produzidos pelo corpo humano e que podem ser vistos e identificados.

São eles:

– Rotação interna

– Rotação externa

– Flexão

– Extensão

– Abdução

– Adução

– Inclinações ou flexões laterais

         Para que ocorram os movimentos osteocinemáticos em harmonia, é necessário que os movimentos artrocinemáticos estejam preservados, pois a principal função dos movimentos artrocinemáticos é a de facilitar os movimentos osteocinemáticos permitindo uma amplitude completa de movimento.

Conceito de falha posicional

         Considera-se falha posicional toda a vez em que uma articulação em estado de repouso não se encontra devidamente simétrica. Quando isso ocorre, houve uma perda de movimento na articulação ou bloqueio na mesma durante movimentos anteriores.

         Uma articulação em falha posicional não trabalha devidamente, ou seja, não consegue realizar sua amplitude de movimento plena. Na tentativa de compensar essa diminuição ou ausência de movimento gerada por uma falha posicional, o corpo humano cria compensações que nem sempre são saudáveis, e dessa forma começam a aparecer problemas à distância.

Posições de ajuste máximo e ajuste frouxo

         As superfícies articulares casam-se umas com as outras perfeitamente em apenas uma posição da articulação. Esse ponto de congruência é denominado posição de ajuste máximo, onde ocorre a área máxima de contato das superfícies, as inserções dos ligamentos estão à maior distancia e sob tensão, as estruturas capsulares estão esticadas e a articulação se encontra mecanicamente comprimida e é difícil de tracionar. Em todas as outras posições as superfícies articulares não se encaixam com perfeição, sendo chamadas de ajuste aberto ou ajuste frouxo.