Introdução:

Ciclo menstrual, como o próprio nome sugere, nada mais é do que o ciclo mensal do aparelho reprodutor feminino. Durante o ciclo menstrual, podemos destacar três principais alterações ou modificações determinantes do ciclo, que são:

  • Ciclo Hormonal
  • Ciclo ovariano
  • Ciclo uterino

Todo ciclo menstrual é determinado por cascatas hormonais femininas de dois tipos principais de hormônios: os hormônios hipofisários (FSH e LH) e os hormônios sexuais (estrogenio e progesterona).

Quando nasce uma criança do sexo feminino, a mesma já nasce com cerca de 1.200.000 folículos primários. Ao atingir a puberdade, quando então chega a esperada menarca (primeira menstruação), a mocinha ainda conserva cerca de aproximadamente 400.000 folículos primários. Esses folículos primários é que vão, durante cada ciclo menstrual, maturando e liberando óvulos para uma possível fecundação.

Os ciclos menstruais duram em média 28 dias, com a fase ovulatória ocorrendo aproximadamente no meio do ciclo, ou seja, no 14 dia. Cada ciclo vai ser dividido em quatro fases distintas, de acordo com as alterações que vão ocorrendo gradativamente com os folículos, óvulos e útero, determinados pelas variações nas concentrações hormonais. Desta forma, as fases do ciclo menstrual são:

Fase Folicular:

  • Trata-se de uma fase de maturação e transformação do óvulo, que corresponde ao período entre o primeiro dia da menstruação (descamação do endométrio) e a ovulação. A fase folicular é determinada por uma alta concentração do hormônio foliculoestimulante (FSH) na corrente sanguínea. A presença do mesmo faz com que haja gradativa maturação folicular, transformando o ovócito primário em secundário, posteriormente em terciário, até que aproximadamente no 14 dia do ciclo, ocorre a eclosão e consequente liberação do óvulo, fenômeno esse denominado ovulação.

Fase Proliferativa:

  • A fase proliferativa é uma fase uterina, determinada pela alta concentração do hormônio sexual estrogenio na corrente sanguínea. Tem esse nome, pois é nessa fase que acontece a proliferação do endométrio, camada interna do útero, para que possa aguardar o óvulo fecundado para a implantação.

Fase Lútea:

  • A fase lútea é determinada pela queda do hormônio FSH e aumento das concentrações do hormônio luteinizante (LH). O óvulo liberado, quando não fecundado, é transformado em corpo lúteo. O mesmo mantém elevadas as concentrações de estrogenio e progesterona na mulher durante uns dois ou três dias, assim como causam também um leve aumento da temperatura corporal, indicando período de fertilidade. Porém, casa não ocorra a fecundação, esse corpo lúteo vai gradativamente regredindo e se transformando em corpo albiêns, que não consegue mais manter as concentrações de estrogenio e progesterona, colocando a baixo, gradativamente, o que foi produzido de parede uterina na fase proliferativa. É nesse momento que se inicia a última fase do ciclo menstrual, denominada fase secretora.

Fase Secretora:

  • Nesta fase, com as quedas de estrogenio e progesterona e manutenção do LH em grandes concentrações, o tecido uterino inicia uma fase de secreção de substâncias químicas que vão gerar a degradação do tecido construído de endométrio, até que o mesmo se decomponha e se descame, determinando então o final do ciclo menstrual com a menstruação.