Componentes anatômicos musculares
O sistema muscular estriado esquelético é o sistema responsável pela geração de movimentos entre diferentes ossos. Todo músculo estriado esquelético possui inserção direta ou indireta no esqueleto, e tem como função promover mobilidade ou estabilidade do mesmo.
Os músculos esqueléticos são compostos por diferentes estruturas, e essa divisão ainda pode ser feita entre macro estruturas e micro estruturas que compõem os músculos esqueléticos. São elas:
Macro estruturas do sistema muscular estriado esquelético:
As macro estruturas que compõem o sistema esquelético são:

- Ventre Muscular: Porção carnosa do músculo, altamente vascularizada e responsável pelas propriedades musculares desempenhadas pelo mesmo (contratilidade, elasticidade e tônus). É composto por proteínas organizadas paralelamente em sarcômeros, que representam as unidades funcionais dos músculos estriados esqueléticos.

- Tendão ou aponeurose: Tendões ou aponeuroses são os pontos de inserção dos ventres musculares em ossos do esqueleto humano. Os tendões possuem formato fusiforme (Ex: Tendão do bíceps braquial), enquanto as aponeuroses são pontos de inserção alargados,

- Fáscias musculares: São formadas por tecidos conjuntivos, interpostos entre diferentes tipos de músculos ou entre as fibras de um mesmo músculo, e tem como objetivo evitar atrito entre as diferentes fibras ou músculos durante os processos de contração. A principal alteração de fáscia é denominada fascite, muito comum na planta do pé.
Micro estruturas do sistema muscular estriado esquelético:

Fonte: Fisiologia Articular; KAPANDJI; 5 Edição; 2000.