Diencéfalo

Também denominado de cérebro intermediário, localizado abaixo do corpo caloso e acima do mesencéfalo (estrutura componente do tronco cerebral do rombecéfalo). Suas estruturas são: o tálamo, o hipotálamo, o sistema límbico (as principais estruturas), o epitálamo e o subtálamo.

Tálamo

Órgão par, localizado entre o terceiro ventrículo e córtex cerebral e imediatamente acima do mesencéfalo. Possuindo algumas características importantes, o  tálamo atua direcionando os potenciais de ação (principalmente os sensitivos), para os locais específicos do córtex cerebral ou áreas profundas do encéfalo. É capaz de uma identificação grosseira do estímulo e através de suas conexões enviá-lo para áreas específica.

Durante o processo evolutivo encefálico, o córtex cerebral teve origem como um derivado do tálamo. Sendo assim, o tálamo é constituído de áreas correlatas com o córtex, que o possibilita a interpretação grosseira da sensação e o seu direcionamento para áreas específicas corticais.

Hipotálamo

Localizado abaixo do tálamo, é formado por um conjunto de núcleos apesar de ser muito pequeno. Seus núcleos controlam o funcionamento interno do corpo, como: a fome, a saciedade, a sede, a temperatura corporal, o metabolismo celular, a concentração de eletrólitos e principalmente todo o sistema endócrino (glândulas e hormônios).

Sistema Límbico

Localizado nas bordas (daí a origem do seu nome) do diencéfalo, cercando o hipotálamo. Possui várias partes, suas respectivas funções são apresentadas abaixo:

• Amígdala (corpo amigdalóide): localizada próxima ao lobo temporal, acredita-se que atue no controle do comportamento apropriado da pessoa (de acordo com a situação social).

• Hipocampo: em número de dois, localizado na borda do lobo temporal, atua interpretando para o encéfalo a maior parte de nossas experiências sensoriais, e caso seja importante será armazenado, pelo hipocampo na memória no córtex cerebral.

• Corpos Mamilares: localizados atrás do hipotálamo, atua conjuntamente com o tálamo, hipotálamo e tronco cerebral no controle da vigília.

• Septo pelúcido: localizado a frente do tálamo e acima do hipotálamo, controle padrões comportamentais, como por exemplo, a ira.

• Giro do cíngulo, o cíngulo, a ínsula e o giro do hipocampo: formam um anel que permite a associação entre as funções corticais cerebrais conscientes e as subconscientes.

Rombecéfalo ou cérebro posterior

É a porção mais inferior do encéfalo, é constituída por duas estruturas distintas: o tronco cerebral e o cerebelo. Essas áreas atuam no controle de funções inconscientes que serão comentadas a seguir.