Sistema muscular: Fáscias musculares

As fáscias musculares nada mais são do que tecidos conjuntivos que separam diferentes tipos de fibras musculares e músculos, com o objetivo de permitis o deslizamento e evitar atrito entre as fibras musculares durante os processos de contração.

Imagem ilustrativa de secção transversal da perna para visualização das fáscias.
Fonte: Atlas de Anatomia Humana Interativo; Neter.

Sistema muscular: Localização das fáscias

As fáscias musculares estão presentes em todo o corpo humano e em todos os tipos de músculos, servindo tanto para evitar atritos entre diferentes músculos, como também entre diferentes fibras de um mesmo músculo.

Imagem ilustrativa dos componentes musculares estriados esqueléticos
Fonte da imagem: Fisiologia Articular; KAPANDJI; 5 Edição; 2000.

Fibras musculares

Como as fibras musculares, mesmo estando paralelas umas as outras, podem não contrair em um mesmo ritmo, durante uma contração muscular deve haver deslizamento entre as fibras para que não haja atrito e consequente inflamação (fascite).

Além dos deslizamentos promovidos entre as estruturas de um mesmo músculo, como mostrado na figura acima, deve haver também fáscias entre diferentes músculos. Essas ainda mais importantes, pois os direcionamentos da fibras são diferentes.

Sistema muscular: Liberação miofascial

Atualmente é muito discutido o tratamento e treinamento através de liberação miofascial. Mais importante do que a técnica utilizada pelo profissional, é fundamental o conhecimento dos diferentes músculos assim como o posicionamento de suas fibras.

As técnicas de liberação miofascial tem por objetivo permitir maior mobilidade muscular, potencializando as contrações. São utilizadas tanto para tratamentos (reabilitação) quanto para treinamento (ganho de performance muscular).

Sistema Muscular: Imagem ilustrativa do arcabouço fascial
Fonte da Imagem: Fisiologia Articular; KAPANDJI; 5 Edição; 2000.