Função biomecânica da patela

Introdução

A patela, localizada anteriormente no joelho, é classificada como o principal osso sesamóide do corpo humano. Assim como todos os ossos sesamóides intra-articulares, não possui uma função estrutural, mas sim uma função biomecânica, atuando como uma roldana entre o tendão quadríciptal e o tendão patelar, proporcionando aumento de torque de força do quadríceps durante os movimentos de flexão e extensão de joelho.

Ilustração do complexo articular do joelho visto anteriormente

Anatomia da patela

A patela se articula exclusivamente com o fêmur (articulação fêmuro-patelar), através do sulco da patela no fêmur com a face articular na região posterior da patela. A patela possui um formato triangular, com a base superior, onde se insere o tendão quadríciptal, e o ápice inferior, onde se insere o tendão ou ligamento patelar, que vai até a tuberosidade da tíbia então.

Ilustração da anatomia do Joelho
Fonte: Netter

Ligamento ou tendão patelar?

Morfologicamente, podemos considerar como um ligamento, uma vez que é um posto de interseção entre dois ossos ou acidentes ósseos. Porém, muitos autores classificam como tendão patelar, pois ele cumpre ação biomecânica de projetar a inserção distal do quadríceps na tuberosidade da tíbia, aumentando, desta forma, o braço de força o músculo e proporcionando maior vantagem mecânica.

Biomecânica da patela

Como podemos observar e que acontece com todos os ossos sesamóides, a patela atua biomecanicamente no joelho de duas diferentes maneiras:

  • Aumentando o braço de força do quadríceps
  • Atuando como roldana e evitando atrito do músculo com o fêmur

Porém, a biomecânica da patela é muito bem executada até aproximadamente 90 graus de flexão de joelho. Desta forma, com a diminuição do ângulo de flexão de joelho e consequente aumento da flexão, aumenta gradativamente o impacto e atrito da patela contra o sulco da patela no fêmur, o que pode favorecer o aparecimento de processos inflamatórios e das condropatias anteriores de joelho.

Anatomia do joelho em vista lateral
Fonte: Netter

Importância da patela na marcha e corrida

Como a patela é muito importante para a geração de torque de força no quadríceps, devemos observar a relevância da atuação biomecânica da patela durante os movimentos da marcha e da corrida. Durante esses movimentos, o músculo quadríceps tem importante função durante o apoio unipodal, principalmente, onde atua com contração excêntrica, freiando a descida do corpo, amortecendo impactos e adaptando a carga do corpo com a ação da gravidade.

Imagem ilustrativa do aparelho locomotor durante a corrida

Conclusão

Desta forma, como podemos notar, a função da patela é essencial para uma harmonia nos movimentos do joelho e, como a marcha é o movimento mais recorrente do nosso dia à dia, passa então a ter uma relevância clínica e funcional muito importante.