Funções do sistema cardiovascular

Introdução:

O sistema cardiovascular, juntamente com o sistema linfático e o sistema porta hepático, compõem o que chamamos de sistema circulatório, que tem como função primordial o transporte entre os diferentes tecidos e sistemas do corpo humano.

Ao estudarmos os sistemas circulatórios, vemos esses três grandes sistemas com funções básicas bem definidas, sendo:

  • Sistema Cardiovascular: Transporte; Defesa; Reparo tecidual
  • Sistema Porta Hepático: Metabolismo e Filtragem do sangue absorvido pelo tracto gástrointestinal (TGI)
  • Sistema Linfático: Reposição de proteínas essenciais perdidas durante o processo de filtragem capilar

Sistema Cardiovascular:

O sistema cardiovascular é o principal sistema dos que compõem o sistema circulatório. É formado pelo coração como órgão central, distribuidor e bombeador de sangue, além de vasos (artérias e veias) que fazem a condução do sangue e do tecido hematopoiético (sangue propriamente dito), que é o grande responsável por desempenhar as funções básicas do sistema.

Composição do sangue:

O sangue humano é composto basicamente por água, que forma todo o plasma sanguíneo, porém, o que o diferencia do sistema linfático é a presença das células sanguíneas (hemácias ou eritrócitos; leucócitos; plaquetas).

Quando pensamos nas funções básicas do sistema circulatório, devemos correlacionar as mesmas as funções celulares específicas. Desta forma, podemos dizer que as funções básicas do sistema cardiovascular, que são compostas pelo tecido hematopoiético, são executadas da seguinte maneira:

Funções básicas do sistema:

  • Transporte de Oxigênio: O transporte de O2 na corrente sanguínea é realizado pelas hemácias, também chamadas de eritrócitos ou glóbulos vermelhos. Esse transporte é feito por afinidade química entre o O2 e a hemoglobina, presente no interior das hemácias, que combinados então formam uma molécula maior denominada Oxihemoglobina. Desta forma ocorre o transporte de O2 na corrente sanguínea e por isso, doenças que levem a uma diminuição de hemácias ou de hemoglobina podem gerar hipóxia tecidual ou até mesmo necrose, podendo levar a óbito (ex: anemia falciforme).
  • Transporte de CO2: O transporte de gás carbônico na corrente sanguínea pode ser realizado de diferentes formas, sendo mais comum combinado com a água (H2O) dando origem ao ácido carbônico. Porém, também pode ser transportado por hemácias livres na forma de carboxihemoglobina e até mesmo, em pequena quantidade, livre no plasma.
  • Demais transportes: Várias outras substâncias são transportadas pelo sangue, só que diferente do que ocorre com os gases (O2 e CO2), essas outras substâncias são transportadas livres no plasma, como é o coso dos hormônios, nutrientes, produtos metabólicos, drogas,…
  • Defesa: A função de defesa do organismo também é relacionada ao sistema cardiovascular, mais especificamente aos diferentes tipos de Leucócitos presentes no sangue, que são responsáveis pelo reconhecimento, apresentação e eliminação de antígenos presentes no organismo. Desta forma, essas importantes células vão compor, juntamente com o sistema linfático e o fígado, nosso sistema imunológico.
  • Reparo tecidual: A função de reparo tecidual é realizada pelas plaquetas presentes na corrente sanguínea. Esse reparo pode ser feito por regeneração tecidual (substituição de tecido lesionado por tecido idêntico) ou por cicatrização tecidual (substituição do tecido lesionado por tecido de preenchimento).