Inervação do coração

Inervação do coração e sua relação com o sistema de condução

Sabe-se que as fibras musculares cardíacas possuem a capacidade de produzir e propagar suas próprias cargas elétricas. Porém, o sistema de condução do coração é um sistema intrínseco, que não possui correlação com os demais sistemas.

Sistema de condução do coração

Ilustração da atuação do sistema de condução no comando cardíaco

A pesar de haver um sistema próprio de geração e propagação de carga elétrica, o sistema de condução propriamente dito, a função básica do coração é bombear sangue para todos os sistemas, suprindo as necessidades de oxigênio e nutrientes de acordo com as necessidades momentâneas.

Inervação do coração

Como o sistema nervoso é o grande responsável pelo comando e sincronização de todos os sistemas, a pesar do sistema de condução ser o responsável pela geração e propagação das cargas elétricas no músculo cardíaco, o sistema nervoso estabelece comunicação com o miocárdio através do nervo vago, com objetivo de ajustar a frequência cardíaca a necessidade momentânea de oxigênio.

Imagem ilustrando a inervação do músculo cardíaco

Nervo vago

O nervo vago, X par craniano, é a estrutura que faz a comunicação do sistema nervoso central (SNC) com o miocárdio. Por ser parte do sistema nervoso autônomo (SNA), as informações Autônomas Simpáticas são responsáveis por gerar os aumentos de frequência cardíaca (FC), enquanto as informações Autônomas Parassimpáticas geram inibição, e consequente diminuição da frequência cardíaca.

O X par craniano, nervo vago, tem seu núcleo localizado no bulbo, logo, é podemos dizer que o bulbo é responsável pelo controle autônomo da frequência cardíaca e suas adaptações as variações metabólicas, assim como também o faz com o centro respiratório.

Ponto de comunicação / inervação vagal

Como o sistema de condução possui os nodos sinuatrial (Nó Sinusal – SA) e o atrioventricular (Nó AV) como responsáveis pelos controles elétricos no músculo cardíaco, a inervação do vago, simpática e parassimpática se estabelecem com os nós, primeiramente o Sinusal, mas também o Nó AV.

Reflexo vagal

Alguns indivíduos possuem uma alteração de sistema nervoso autônomo que compromete o funcionamento do nervo vago em algumas situações específicas. Essa alteração é conhecida como reflexo vagal, e pode gerar queda de FC e consequente queda de pressão arterial, levando a quadros de vertigem e desmaio.

Disautonomia simpática

No caso da disautonomia simpática, há uma perda temporária do controle do sistema nervoso autônomo simpático. Como o nervo vago inerva além do coração, as demais vísceras torácicas e abdominais, outros sintomas podem aparecer, como diarréia, alteração de sudorese, entre outros.

Assista mais em: https://felipeanatomia.com.br/sistema-de-conducao-do-coracao