Introdução a genética e mitose

E aí eucariotos e eucariotas, prontos para descobrir o universo das suas células? Sim?! Então respira fundo e vamos estudar!

Introdução a genética

Você sabe qual a diferença entre células eucarióticas e procarióticas? Bem, os procariotos não possuem envoltório nuclear ou carioteca. Por isso, o seu material genético fica disperso no citoplasma, isso acontece por exemplo com as bactérias. Além disso, eles apresentam algumas organelas especificas e o material genético pode ser DNA ou RNA.

Já os procariotos apresentam envoltório nuclear e por isso, o material genético fica guardadinho no núcleo. Um exemplo de célula procariótica são as bactérias, já de eucariótica temos o nerd que esta lendo esta aula (você mesmo!). Nessa células a quantidade de organelas é muito maior e o material genético é o DNA (ácido desoxirribonucleico). Ele é responsável por todas as funções do seu organismo e por isso seu ciclo de vida é muito importante.

Ciclo celular

Cada célula funciona seguindo um ciclo celular próprio que é dividido em:

  • Fase G1 (do inglês GAP que significa espaço): crescimento celular;
  • Fase S (de Síntese): DNA se replica;
  • Fase G2: preparo para Mitose/Meiose;
  • Fase M (Mitose/Meiose): Divisão celular.

Cromossomos

Durante o tempo em que a célula não esta dividindo (fases G1, S e G2) ela se encontra na INTERFASE. Nessa fase o DNA encontra-se descondensado (igual ao seu fone de ouvido) e recebe o nome de CROMATINA. Porém, quando a célula entra em divisão o DNA se enrola em proteínas chamadas histonas e se condensam formando os CROMOSSOMOS ou CROMÁTIDES.

Se pudêssemos contar a quantidade de cromossomos durante a interfase, cada célula apresentaria 23 pares de cromossomos. Dos quais 22 pares são autossômicos e 1 par é sexual totalizando 46 cromossomos. Porém temos que lembrar que quando a célula entra em mitose o DNA esta duplicado. A quantidade de pares continua a mesma, 23 pares totalizando 46, porém as cromátides estão duplicadas.

Assim, na mitose um cromossomo possui DUAS CROMÁTIDES-IRMÃS e cada uma delas é ligada pelo CENTRÔMERO. Além disso, elas apresentam um cinetócoro, estrutura que se liga as fibras de fuso (calma já vou explicar!).

Mitose

A mitose é a divisão celular que acontece para manter o equilíbrio estrutural e funcional do corpo. E para isso, ela deve sempre gerar células filhas idênticas a célula mãe. Imagine que a Neide é uma célula do dedinho do seu pé e recebeu a ordem de procriar. Isso porque, a vizinha da Neide acidentou-se na quina do sofá e morreu. Como consequência a Neide teve que entrar em divisão. E no fim irá substituir a vizinha dela por uma copia de si mesma.

Contudo, a mitose acontece por meio de etapas e cada uma delas apresenta características próprias. São elas: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase. Uma dica para decorar é PROMETO ANA TELEFONAR. Vamos falar de cada uma dessas fases.

PRÓFASE

Essa fase começa com a formação dos cromossomos (era cromatina, lembra?) e consequente desintegração do núcleo. Em seguida, os cromossomos são distribuídos pelos centrossomos que estão em polos diferentes. Os centrossomos são organelas formadas por microtúbulos contendo dois centríolos e matriz pericentriolar. Dessa forma, ele é o responsável por formar as fibras de fuso que se ligam aos cinetócoros (Lembra?). Essa fibras funcionam como varinhas de pesca, puxando e jogando os cromossomos pelo citoplasma.

Surgem também microtúbulos radiais em torno do centrossomo chamados Áster. Eles ajudam a manter o equilíbrio das fibras (igual aos suportes das varinhas de pesca). Além disso, ocorre a fragmentação do complexo de golgi e do retículo endoplásmatico.

METÁFASE

Nesta fase os cromossomos deslocam-se até o meio dos polos e alinham-se. Esse alinhamento é chamado de PLACA METAFÁSICA e é essencial para distribuição exata e igual do DNA.

ANÁFASE

Nesse momento os microtúbulos começam a encurtar. O centrômero começa a ser degradado e as cromátide-irmãs são separadas. Assim, cada cromátide irmã é levada para um polo diferente da célula.

TELÓFASE

Depois que todas as cromátide irmãs são separadas elas voltam a forma de cromatina. As organelas que antes se fragmentaram,voltam a se reconstituir. O envoltório nuclear forma-se novamente. Então, ocorre a CITOCINESE, ou seja, a separação das membranas entre as células filhas.

No fim, temos a formação de duas células idênticas com o mesmo número de cromos! Se você ainda não entendeu, leia novamente com calma e assista o nosso vídeo. Se tiver qualquer dúvida, deixa nos comentários. Espero que tenham aprendido, até a próxima ;).