Músculos da coxa: Sartório e Pata de Ganso

Músculos da pata de ganso é o nome que se da ao grupo muscular que possui sua inserção distal na face medial do joelho, no côndilo medial da tíbia. A pesar de morfologicamente possuirem um mesmo ponto de inserção distal, os músculos da pata de ganso não são considerados como tríceps crural pois possuem localizações (topografia) diferente e função relacionada a articulação coxo femoral diferente.

A pata de ganso é formada então por três músculos importantes:

  • Sartório
  • Grácil
  • Semi tendinoso

Sartório

É um músculo localizado anteriormente na região da coxa, possuindo sua origem na Espinha Ilíaca Ântero Superior (EIAS) e sua inserção distal na face medial do côndilo tibial. Desta forma, o músculo sartório é classificado como bi articular, atuando no quadril como flexor e rotador externo e no joelho como sinergista na flexão.

Imagem ilustrativa:
Músculos anteriores da coxa
Créditos: Netter

Grácil

O músculo grácil é um músculo localizado na região medial da coxa, sendo um importante adutor de quadril. Como músculo adutor, é o único biarticular, pois possui sua inserção distal na face medial do côndilo tibial, assim como os demais músculos da pata de ganso (sartório e semi tendinoso).

Imagem ilustrativa:
Músculo Grácil
Créditos: Netter

Semi tendinoso

Do grupo dos músculos da pata de ganso, o semi tendinoso é o posterior, relacionada a função de extensão de quadril e flexão de joelho. O músculo semi tendinoso compõe tanto o grupo dos músculos da pata de ganso como também o grupo dos ísquios tibiais.

• Origem: Tracto ílio tibial

• Inserção: face medial do corpo da tíbia/ proximalmente

• Ação: extensão quadril e flexão de joelho

Imagem ilustrativa: Semi Tendinoso
Créditos: Netter