Introdução:
A panturrilha, conhecida popularmente como “batata da perna”, na verdade, é denominada e classificada como Tríceps sural ou tríceps da perna. Tal fato se deve a esse músculo ser formado por três ventres principais que possuem pontos de origem (inserção superior) distintos, e se fundirem inferiormente para se inserir na tuberosidade do calcâneo através do tendão calcâneo, conhecido popularmente como tendão de Aquiles.
Tríceps Sural
O tríceps sural é então, como acabamos de comentar, formado por três ventres principais localizados na região posterior da perna. Esses ventres são separados em camadas, sendo a camada superficial formada por dois ventres (Gastrocnêmio lateral e gastrocnêmio medial), enquanto a camada profunda é formada por um único ventre, denominado solear ou músculo Sóleo.
Diferenças biomecânicas:
A grande diferença entre os ventres do gastrocnêmio em relação ao Sóleo, é que o músculo gastrocnêmio possui sua inserção no fêmur, sendo, desta forma, biarticular, enquanto o Sóleo possui um comprimento menor e se insere na face posterior da tíbia, sendo monoarticular. Desta forma, o gastrocnêmio é um importante músculo motor tanto na flexão plantar de tornozelo quanto um sinergista dos ísquios tibiais na flexão de joelho, enquanto o Sóleo é apenas flexor plantar.
Trabalhando de forma isolada
Como o gastrocnêmio é biarticular e o solear é monoarticular, o trabalho dos dois, a pesar de ser o mesmo no tornozelo, é diferente na região do joelho. Desta forma, tanto para o fortalecimento quanto para o alongamento, as posições adotadas para a articulação do joelho diferem de acordo com o objetivo de ventre a ser trabalhado. Desta forma, podemos afirmar:
Fortalecimento de Solear: Deve ser realizado com o joelho semi flexionado ou flexionado, para inibir a função do gastrocnêmio e direcionar o trabalho muscular para a musculatura profunda (Sóleo). Para se alongar o Sóleo, o princípio é o mesmo, ou seja, deve-se realizar a flexão dorsal de tornozelo associada a uma semi flexão de joelho.
Fortalecimento do Gastrocnêmio: Por ser biarticular, como atua tanto no joelho quanto no tornozelo, a melhor posição de joelho parta o fortalecimento da musculatura superficial é com o joelho extendido, diferente do que foi feito no trabalho de isolamento do músculo Solear. O mesmo princípio se aplica para as técnicas de alongamento, que devem ser feitas com flexão dorsal de tornozelo com o joelho extendido em 180 graus.
Músculo Gastrocnêmio
• Origem ventre lateral: côndilo lateral do fêmur;
• Origem ventre medial: logo acima do côndilo medial do fêmur
• Inserção: os ventres convergem numa lâmina membranácea que se funde com o tendão do músculo sóleo para formar o tendão do calcâneo (que prende-se na tuberosidade do calcâneo)
- Função: Sinergista na flexão de joelho e agonista na flexão plantar
Músculo Sóleo
• Origem: parte proximal e posterior da fíbula, linha do sóleo na tíbia
• Inserção: tuberosidade do calcâneo através do tendão do calcâneo
- Função: Flexão plantar de tornozelo
Outros músculos da região posterior da perna
Na região posterior da perna ainda podemos encontrar e dividir os grupos musculares em camadas superficiais e profundas. A pesar do tríceps sural ser o mais importante e imponente músculo da região posterior da perna, ainda podemos encontrar outros músculos, que se organizam nesta região da seguinte forma: