Órgão Tendinoso de Golgi – OTG

Receptores Musculares: Órgão Tendinoso de Golgi (OTG)

Conceitos básicos

Os músculos, independentemente de suas classificações, possuem comunicação com o sistema nervoso central através de estruturas denominadas nervos. Essas estruturas, têm como função básica, enviar informações dos músculos para o sistema nervoso (informações aferentes ou sensitivas) e informações no sistema nervoso para os músculos (informações eferentes ou motoras).

Imagem ilustrativa de comunicações aferentes e eferentes entre estruturas periféricas e o sistema nervoso central através da medula espinhal.

Informações aferentes ou sensitivas: São as informações captadas nos músculos, referentes às sensibilidades musculares, que são levadas para o sistema nervoso central afim de que haja uma programação adequada de resposta para cada cada tipo de estímulo percebido ou captado.

Informações eferentes ou motoras: São as informações enviadas do sistema nervoso central para os músculos, com a finalidade de responder a algum determinado estímulo percebido pelo mesmo. Quanto mais informações sensitivas chegam ao sistema nervoso central, maior é a sua capacidade de organização de resposta para os músculos.

Imagem ilustrativa da comunicação de estruturas periféricas com o sistema nervoso central através da medula espinhal

Tipos de músculos esqueléticos: classificação morfológica

Imagem ilustrativa dos diferentes tipos de músculo esquelético: Classificação morfológica (quanto a forma).

Receptores Musculares:

Os receptores musculares são as estruturas responsáveis pela captação das informações sensitivas nos músculos e consequente sinapse com o neurônio sensitivo do sistema nervoso periférico (primeiro neurônio sensitivo) para encaminhamento da informação ao sistema nervoso central. São dois os principais tipos de receptores musculares:

  • Órgão tendinoso de Golgi
  • Fusos Neuromusculares

Órgão Tendinoso de Golgi:

São receptores musculares encontrados nos tendões dos músculos. Os órgãos tendinosos de golgi são sensíveis às variações de tensão nos tendões musculares.

Quando as tensões aumentam nos tendões musculares, independentemente se por uma contração muito intensa ou por estiramento, os OTGs são excitados e despolarizam, fazendo sinapse com o neurônio aferente do sistema nervoso periférico e enviando mensagem então ao sistema nervoso central.

Como os tendões não possuem capacidade contrátil ou elástica, as resposta do sistema nervoso (resposta eferente) não pode ser encaminhada aos tendões, e sim ao ventre muscular, que é a parte do músculo que possui as propriedades musculares e consequentemente, capacidade adaptativa.

Imagem ilustrativa da comunicação entre OTG – SNC – Ventre Muscular

Resposta neuronal ao estímulo do OTG:

Quando o órgão tendinoso de golgi é excitado, despolariza e envia informação de variação de tensão para o SNC pelos axônios aferentes do sistema nervoso periférico, o SNC reage com resposta motora de indução ao relaxamento das fibras musculares, com o objetivo de diminuir a tensão nos tendões e consequentemente, evitar lesões musculares ou tendinosas.

Quanto maior a tensão no tendão, maior será a indução ao relaxamento muscular promovida pelos OTGs. Desta forma, os alongamentos musculares que visam ganho de comprimento de fibra muscular visam o estímulo desses receptores para potencialização do ganho de comprimento e consequente elasticidade.