Planos e eixos de movimento

Introdução aos conceitos dos planos e eixos de movimento:

Os movimentos do corpo humano, quando estudamos em biomecânica, acontecem sempre paralelos a um plano e perpendiculares a um eixo.

Portanto, ao estudarmos a biomecânica e os movimentos osteocinemáticos, que representam os movimentos dos segmentos no espaço, precisamos conhecer os planos de movimento (que recebem os mesmos nomes dos planos de secção) e seus respectivos eixos.

Por exemplo: Ilustração dos planos

Principais movimentos osteocinemáticos:

Por exemplo, os principais movimentos osteocinemáticos do corpo humano são:

  • Flexão / Extensão
  • Abdução / Adução
  • Rotações

Planos e eixos de movimento

O plano sagital corresponde a um dos planos verticais, porém, ântero-posterior. No entanto, neste plano encontramos os movimentos de flexão e extensão que acontecem através do eixo latero-lateral, perpendicular ao plano;

Por outro lado, o plano coronal ou frontal, que também corresponde a um plano vertical porém latero-lateral, é o plano de movimento em que ocorrem as inclinações, adução, abdução além de alguns movimentos articulares específicos, como os desvios radial e ulnar no punho.

No entanto, os movimentos do plano coronal acontecem através do eixo ântero-posterior.

Consequentemente e, para completar, nosso terceiro plano é o transversal, o único plano horizontal e onde ocorrem os movimentos de rotação, como as rotações de cervical, quadril, ombro, dentre outras.

Esses movimentos que acontecem no plano transversal ocorrem através do eixo longitudinal.

Resumindo

  • Sagital / Eixo latero-lateral / Flexão e Extensão
  • Coronal / Eixo ântero-posterior / Abdução, adução e inclinações
  • Transversal / Eixo longitudinal / Rotações

Desta forma, como podemos notar e já foi mencionado inicialmente, temos três planos básicos de movimentos com seus respectivos eixos e, a grande maioria dos movimentos do corpo humano acontecem nestes planos através destes eixos.

Como os movimentos funcionais são tridimensionais, muitas vezes resultam da interseção entre esses planos para gerar movimentos associados, o que estudamos mais a fundo em biomecânica do movimento.

Dicas de estudo:

Link: https://proffelipebarros.com.br/tratamento-da-coluna-lombar/

Posteriormente: https://proffelipebarros.com.br/linfoma-nao-hodgkin/

Ainda: https://proffelipebarros.com.br/sindrome-de-guillain-barre/