Posição de estudo anatômico:
A posição de estudo anatômico, também chamada de posição anatômica, nada mais é do que a posição de referência para o estudo morfológico do corpo humano, dos aparelhos e sistemas do corpo humano ou de peças anatômicas de forma isolada.
Trata-se de uma padronização universal de posicionamento, como referência para o estudo de anatomia humana, independente de como se esteja observando a peça anatômica.
Importância do conhecimento da posição anatômica:
É de fundamental importância o conhecimento da posição anatômica para o estudo de anatomia humana por parte de profissionais da área da saúde e estudantes.
Quando olhamos o corpo humano externamente, ou seja, sem cortes, é muito simples se referir a uma estrutura externa, pois a imagem do corpo humano é uma imagem comum e conhecida de todos. Porém, a mesma percepção externa do cormo humano é o que os estudantes e profissionais de saúde devem ter em relação as estruturas internas.
Desta forma, toda vez que nos referimos a uma estrutura anatômica, devemos nos referir como se estivesse posicionada em posição anatômica, independente da posição em que o observados estiver em relação a peça.
Descrição da posição anatômica:
A posição de referência anatômica pode ser descrita da seguinte forma: Indivíduo em pé, de frente para o observador, membros superiores colados ao tronco, mãos espalmadas para a frente, membros inferiores paralelos com os pés voltados para a frente, cabeça em posição neutra e olhar para o horizonte.
Posição anatômica X Termos de posicionamento:
Ou seja, conhecimento da posição de referência anatômica é de fundamental importância para poder entender os termos de posicionamento e as relações entre as diferentes estruturas anatômicas.
Contudo, quando utilizamos terminologias de posicionamento como: craniano, cefálico, podálico, caudal, lateral, medial, intermédio, superficial, profundo, proximal e distal, sempre temos como referência a posição de estudo anatômico