Sistema muscular: Propriedades musculares

As propriedades musculares dos músculos nada mais são do que as capacidades adaptativas dos músculos a diferentes tipos de estímulos. Desta forma, podemos observar que, independente do tipo de músculo, eles possuem algumas características adaptativas, que são:

  • Contratilidade
  • Elasticidade
  • Tônus muscular
Fluxograma de Propriedades musculares

As propriedades musculares estão relacionadas sempre aos ventres musculares, uma vez que dos componentes musculares, o ventre é a porção que possui capacidade adaptativa, devido ao fato de receber tanto inervação sensitiva quanto motora.

Fluxograma de componentes musculares

Propriedades Musculares:

Contratilidade:

Contratilidade é o nome que se da a capacidade de um músculo se contrair, ou seja, a tentativa de aproximação de seus pontos de inserção. Independentemente do tipo de contração realizada, toda contração visa o encurtamento muscular e consequente aproximação dos pontos de inserção (tendões).

Imagem ilustrativa da contratilidade muscular

Fisiologia da contração muscular: Quando o motoneurônio alfa (neurônio motor do SNP) realiza sinápse com a placa motora de um músculo, a mesma despolariza, ocorrendo então a liberação de uma substância química (Neurotransmissor – NT) denominado Acetilcolina. Na fibra muscular, a acetilcolina libera cálcio (Ca**) dos retículos sarcoplasmáticos. Por sua vez, a presença do cálcio em abundância na fibra muscular, promove atração das proteínas actina e miosina, o que tem como consequência o encurtamento do sarcômero e, então, a contração muscular.

Tipos de contração: Sempre que uma placa motora é despolarizada, a fisiologia da contração vai ser a mesma, porém, a contração pode ou não gerar encurtamento das fibras. O tipo de contração depende da relação entre a força de contração muscular e a resistência imposta ao músculo.

Fluxograma de tipos de contração muscular

Elasticidade:

Elasticidade é o nome que se dá a capacidade de um músculo deformar e retornar a posição inicial. Diferente do que muitos pensam, a elasticidade está relacionada a capacidade re retorno, e não a capacidade de esticar.

Desta forma, como a contratilidade é a propriedade que torna um músculo capaz de encurtar e responsável por gerar força, podemos afirmar que devido a propriedade elástica, quanto mais elástico for um músculo, maior será a sua capacidade contrátil.

OBS: Elasticidade está relacionada a capacidade de retornar a posição inicial após uma deformação das fibras, enquanto a capacidade de deformar independentemente do retorno, é considerada uma capacidade plástica, e denominada complacência. Essa propriedade (complacência) pode ser observada nos pulmões, que deformam de acordo com as alterações volumétricas de caixa torácica geradas pelos músculos da ventilação, porém, não oferecem resistência elástica de retorno.

Tônus muscular

Essa propriedade muscular é derivada das duas primeiras (contratilidade e elasticidade). Como um músculo em condição de repouso pode a qualquer momento esticar ou encurtar, com a finalidade de gerar ou permitir mobilidade, os músculos não podem estar nem encurtados ao máximo e nem alongados ao máximo. Este meio termo é denominado Tônus muscular, e definido como estado de pré contração de um músculo.

O tônus muscular é determinado por questões hormonais, sendo normalmente maior no gênero masculino e menor no feminino, o que se dá principalmente pelas taxas séricas de testosterona nos diferentes sexos.