Introdução:

Quando estudamos os ossos do crânio, percebemos que os mesmos são ricos em acidentes ósseos, como forames, processos, canais, côndilos, dentre outros. Porém, ao estudar a via aérea superior, aprendemos que o ar que entra pelo nariz externo precisa ser preparado para entrar em condições ideais para a troca ou hematose, que ocorrerá a nível alvéolo-capilar.

A preparação do ar consiste em três importantes funções, realizadas pela mucosa da cavidade nasal. São elas:

  • Aquecimento
  • Filtragem
  • Umidificação

Desta forma, como a cavidade nasal é pequena, quanto mais tempo o ar permanecer na via aérea superior e quanto maior o contato com a mucosa da cavidade nasal, melhor a preparação desse ar que chegará as áreas de troca e consequentemente realizarão a hematose.

Para aumentar o contato da mucosa da cavidade nasal com o ar inspirado, temos as conchas nasais e os meatos nasais, que são, respectivamente, proeminências e depressões na cavidade nasal (mucosa) aumentando a superfície de contato. Não bastando tal adaptação, ainda possuímos alguns orifícios localizados nos ossos frontal, maxilar, etmóide e esfenóide que aumentam a permanência do ar nas vias aéreas superiores, e são denominados seios nasais, paranasais ou frontais.

Seios Nasais ou Paranasais:

Os seios paranasais são cavidades aéreas que ajudam na circulação do ar que é inspirado e expirado pelo sistema respiratório. Eles estão situados ao redor da cavidade nasal e são todos pareados e algumas vezes simétricos, sendo sempre bilaterais. Existem quatro diferentes pares de seios, e eles são chamados:

  • Seios maxilares
  • Seios frontais
  • Seios esfenoidais
  • Seios etmoidais

Sinusite:

Como a mucosa da cavidade nasal é responsável pela preparação do ar, a mesma entra em contato com inúmeros agentes que podem, dependendo do indivíduo e sua condição imunológica, desenvolver processo inflamatório. Desta forma, a sinusite nada mais é do que o acúmulo de secreção nos seios paranasais derivada de reação inflamatória da mucosa da cavidade nasal.

Esse acúmulo de secreção gera um congestionamento de via aérea superior, gerando como principal consequência as dores de cabeça retro orbitais e frontais associadas a congestionamento aéreo e dificuldade ventilatória.

A sinusite é um quadro bastante comum e que se apresenta como uma inflamação do epitélio dos seios. As causas podem ser, principalmente:

  • infecções virais
  • infecções bacterianas
  • reação alérgica.

A inflamação pode ser aguda ou crônica, e os seios maxilares são os mais frequentemente afetados. Antivirais, antibióticos e anti-histamínicos são prescritos em casos persistentes.