Sistema Reprodutor Masculino

O sistema reprodutor masculino é composto por órgãos interno, que são: testículo, epidídimo, ducto deferente, glândulas seminais, próstata, ducto ejaculatório, glândulas bulboretais e uretra. E também por órgãos externos: pênis e saco escrotal. Os detalhes de cada órgão serão descritos melhor posteriormente.

Ilustração do aparelho reprodutor masculino

Esse sistema tem a função de produzir os espermatozóides. Em outras palavras, produzirão os gametas masculinos, responsáveis por fecundar o gameta feminino (oócito). Além disso, é relacionado com a produção do hormônio testosterona.

Sistema reprodutor masculino: Testículo

O testículo é a gônada sexual masculina, sendo assim, homólogo ao ovário. No seu interior, tem a presença dos túbulos seminíferos, onde ocorre a espermatogênese, ou seja, produção do espermatozóide. Esses túbulos apresentam um epitélio composto por células germinativas e células de Sertoli.

Ilustração do testículo, epidídimo e ducto ou canal deferente

Ele está inserido no escroto, que é uma bolsa coberta de pele e uma camada de músculo liso, chamada de túnica dartos. Essa localização é importante, pois precisa de uma temperatura abaixo da corporal para que a espermatogênese não seja prejudicada e não haja degeneração testicular.

Sistema reprodutor masculino: Epidídimo

O epidídimo também fica localizado no escroto, acima do testículo. Ele recebe o esperma, vindo do testículo pelo ducto eferente, para reservar e maturar os espermatozóides. No momento da ejaculação, músculos lisos presentes em sua parede impulsionam o esperma para o ducto deferente.

Ilustração testículo e epidídimo

Sistema reprodutor masculino: Ducto deferente

Como dito anteriormente, esse ducto é a continuação do epidídimo. Ele passa medialmente pelo epidídimo, pelo escroto, canal inguinal e adentra à cavidade abdominal posteriormente à bexiga.

Então, sua função é levar os espermatozóides para receber o líquido seminal das vesículas seminais e o líquido prostático, para que, assim, se forme o sêmen. Ou seja, o sêmen é o líquido seminal com o prostático e os espermatozóides, ele serve para neutralizar o pH vaginal, já que é alcalino.

Glândulas seminais

As glândulas ou vesículas seminais estão localizadas superiormente à próstata. Elas se unem ao ducto deferente para formar o ducto ejaculatório. Como mencionado, produzirá uma secreção energética e rica em frutose que irá compor o sêmen.

Glândulas seminais, localizadas posteriormente a bexiga urinária

Próstata

Esse órgão vai secretar o líquido prostático para ativar os espermatozóides. Ela é composta por uma musculatura lisa e um tecido fibroso. E entre ela vai passar a uretra, que será chamada nessa região de uretra prostática.

Próstata normal X Próstata hiperplásica

Ducto ejaculatório

São tubos originados da união das glândulas seminais e do ducto deferente.

Glândulas bulbouretrais

Essa glândula está presente póstero-lateralmente à parte membranácea da uretra. É responsável pela liberação de um líquido lubrificante durante a excitação sexual.

Uretra

A uretra faz parte tanto do sistema reprodutor quanto do urinário, ou seja, ela é um tubo que leva o sêmen e a urina para o meio externo.

Ilustração da uretra masculina

Ela tem início no óstio interno da uretra e termina no óstio externo. Além disso, ela possui nomenclaturas de acordo com o lugar que se encontra: uretra intramural, uretra prostática, uretra membranosa e uretra esponjosa (peniana)

Sistema reprodutor masculino: Pênis

Agora, será discutido os componentes externos desse sistema, começando com o pênis.

O pênis é um órgão erétil, devido a estímulos hormonais e nervosos, tendo a capacidade de fazer vasodilatação de artérias que percorrem sua estrutura. Ele que irá penetrar na vagina feminina, possibilitando a entrada dos espermatozóides para a fecundação.

Ele é composto por partes, que será visto a seguir:

Ilustração do Pênis
  • Corpo cavernoso: são colunas eréteis onde há a presença das artérias, que ao se vasodilatarem permitem a ereção do pênis. Também é responsável por abrir mais a luz da uretra para eliminação e condução do sêmen.
  • Corpo esponjoso: tecido esponjoso que envolve a uretra masculina, nesse local, dá-se o nome de uretra esponjosa.
  • Glande: parte conhecida como cabeça do pênis, é a mais sensível e homóloga ao clitóris feminino. Possui uma camada de pele retrátil, conhecida como prepúcio.
  • Óstio externo da uretra: abertura para excreção

Sistema reprodutor masculino: Bolsa escrotal

Ilustração bolsa escrotal

Essa bolsa, também chamada de saco escrotal, possui o testículo e o epidídimo em seu interior. Ela é composta por várias camadas, a mais externa é a pele pele rugosa para proteger os vasos e nervos ali presentes, a de tecido muscular e a camada serosa. Ela é dividida pelo septo do escroto, já que formam dois compartimentos.

Dicas de conteúdos para estudo:

Em primeiro lugar: https://proffelipebarros.com.br/digestao-de-carboidratos-prof-felipe-barros/

Ainda: https://proffelipebarros.com.br/liquidos-corporais-prof-felipe-barros/


Posteriormente: https://proffelipebarros.com.br/grande-e-pequena-circulacao/