Sistema respiratório: Laringe
A laringe é a porção do sistema respiratório que faz a transição entre a faringe e a traqueia. É constituída por um tubo cartilaginoso irregular, que mantém a abertura da luz e consequentemente, diminui a resistência a passagem do ar em comparação ao esôfago.
Vista anterior da laringe e suas estruturas protetivas
Glote e epiglote
Glote é o nome que se dá a entrada da laringe, onde se localiza outra estrutura denominada epiglote, que faz a separação entre o sistema respiratório e o sistema digestório.
A epiglote funciona como uma válvula e é a estrutura responsável pelo fechamento da glote, consequentemente, fechamento da laringe durante o ato de deglutição.
Neste ato motor voluntário da língua, induzido pelo nervo hipoglosso (XII par craniano), a língua faz um movimento de contração para cima e depois para trás e para baixo, empurrando a epiglote e forçando o bolo alimentar a passar para o esôfago (porção do sistema digestório).
A passagem de substâncias sólidas ou líquidas pela glote, acessando então a via respiratória, é denominada bronco aspiração. Em indivíduos saudáveis, a passagem dessas substâncias pela prega vocal estimula o reflexo da tosse, induzindo a uma expiração forçada máxima e consequente expulsão do corpo estranho.
Laringe e sua relação com o sistema endócrino
Estruturas de proteção e fixação da laringe:
A laringe, por ser uma parte mais exposta do sistema respiratório, localizada anteriormente no pescoço, possui uma fixação superior realizada por um osso denominado osso hióideo, e dois principais revestimentos anteriores que fazem sua proteção, sendo superiormente a cartilagem tireóide e inferiormente a cartilagem cricóide. Desses pontos para baixo já ocorre a transição para a traquéia.
Mucosa da laringe
Sua mucosa forma dois pares de pregas que aparecem como saliências na luz da laringe. O par superior forma o que conhecemos como falsas cordas vocais, também conhecidas como pregas vestibulares. Já o segundo par forma o que conhecemos como pregas vocais verdadeiras.
Mecanismo da fonação
Além de estrutura que compõe a porção de condução do sistema respiratório, é na laringe também que ocorre o processo de fonação ou produção de som. Durante a passagem de ar pela laringe na fase expiratória da ventilação, os músculos podem contrair-se modificando a abertura das cordas vocais e promovendo a produção e sons de diversas tonalidades.