Tipos de Contração Muscular:
Contratilidade é o nome que se da a capacidade de um músculo se contrair, ou seja, a tentativa de aproximação de seus pontos de inserção. Independentemente do tipo de contração realizada, toda contração visa o encurtamento muscular e consequente aproximação dos pontos de inserção (tendões).
Fisiologia da contração muscular
Fisiologia da contração muscular: Quando o motoneurônio alfa (neurônio motor do SNP) realiza sinápse com a placa motora de um músculo, a mesma despolariza, ocorrendo então a liberação de uma substância química (Neurotransmissor – NT) denominado Acetilcolina.
Na fibra muscular, a acetilcolina libera cálcio (Ca**) dos retículos sarcoplasmáticos. Por sua vez, a presença do cálcio em abundância na fibra muscular, promove atração das proteínas actina e miosina, o que tem como consequência o encurtamento do sarcômero e, então, a contração muscular.
Tipos de contração muscular
Tipos de contração: Sempre que uma placa motora é despolarizada, a fisiologia da contração vai ser a mesma, porém, a contração pode ou não gerar encurtamento das fibras. O tipo de contração depende da relação entre a força de contração muscular e a resistência imposta ao músculo.
Contração Concêntrica:
É a contração muscular que tem como resultado o encurtamento das fibras musculares, consequentemente, a aproximação dos pontos de inserção. Neste tipo de contração, a força muscular é maior do que a resistência imposta ao músculo.
Contração Isométrica:
É àquela em que a força muscular exercida pelo músculo é igual a resistência imposta a ele. Neste caso, a contração ocorre e não há movimentação articular. As contrações isométricas são muito utilizadas por músculos profundo (posturais).
Contração Excêntrica:
É a contração muscular em que a resistência imposta ao músculo é maior do que a força gerada pelo mesmo. Neste tipo de contração, a pesar da fibra estar tentando o encurtamento devido ao processo normal de fisiologia da contração muscular, o mesmo está esticando, pois a resistência está vencendo.