Introdução
O sistema esquelético pode ser dividido, topograficamente, em esqueleto axial (ossos do eixo central), esqueleto de cinturas (cintura escapular e cintura pélvica) e os esqueletos apendiculares, que representam os ossos que compõem os membros ou apêndices superiores e inferiores.
No esqueleto apendicular, ainda ocorre a divisão em esqueleto apendicular superior (ossos que compõem os membros superiores) e o esqueleto apendicular inferior (ossos que compõem os membros inferiores).
Ossos do esqueleto apendicular inferior
- Fêmur: osso da coxa
- Patela: osso anterior do joelho
- Tíbia: osso medial da perna
- Fíbula: osso lateral da perna
- Ossos do tarso: correspondem aos ossos do tornozelo (tálus, calcâneo, navicular, cubóide, cuneiforme medial, cuneiforme médio e cuneiforme lateral)
- Ossos metatarsos: correspondem aos ossos do pé (1 a 5 metatarso)
- Falanges: correspondem aos ossos dos dedos, podendo ser falange proximal, média ou distal.
OBS: A pesar de aparecer na imagem ilustrativa, o osso ilíaco compõem a cintura pélvica, fazendo parte então, na divisão estrutural, do esqueleto de cinturas e não do apendicular inferior.
Ossos do esqueleto apendicular superior
- Úmero: corresponde ao osso do braço
- Rádio: corresponde ao osso lateral do antebraço
- Ulna: corresponde ao osso medial do antebraço
- Ossos do carpo: correspondem aos ossos curtos que formam os ossos do punho. São divididos em fileira proximal (escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme) e fileira distal (trapézio, trapezóide, capitato e hamato)
- Ossos metacarpos: correspondem aos ossos da mão (1 a 5 metacarpos)
- Falanges: correspondem aos ossos dos dedos, podendo ser falange proximal, falange média e falange distal.
OBS: A pesar de aparecer na imagem ilustrativa, os ossos escápula e clavícula compõem a cintura escapular, fazendo parte então, na divisão estrutural, do esqueleto de cinturas e não do apendicular superior.
Úmero
Corresponde ao osso do braço e maior osso do membro superior. Se articula superiormente com a cavidade glenóide da escápula formando a principal articulação sinovial do corpo humano, quando pensamos em amplitude de movimento.
Na sua extremidade proximal, o úmero se articula com a cavidade glenóide, formando uma articulação esférica tridimensional e de grande amplitude. A articulação gleno-umeral ou escápulo-umeral corresponde a principal articulação esférica do corpo humano.
Já na extremidade distal, o úmero se articula com a ulna (articulação úmero-ulnar), sendo a principal articulação do cotovelo, monoaxial e responsável pelos movimentos de flexão e extensão do cotovelo. Se articula também com o rádio (articulação úmero-radial).
Acidentes ósseos do úmero
Acidentes da epífise proximal
- Cabeça do úmero
- Tubérculo maior
- Tubérculo menor
- Colo do úmero
- Sulco intertubercular
- Crista do tubérculo maior
- Crista do tubérculo menor
Acidentes ósseos da diáfise
- Tuberosidade deltóidea
- Face posterior
- Sulco do nervo radial
- Face anterior
Acidentes ósseos da epífise distal
- Fossa do olécrano
- Epicôndilo lateral
- Epicôndilo medial
- Crista supraepicondilar medial
- Crista supraepicondilar lateral
- Tróclea do úmero
- Capítulo do úmero
- Sulco do nervo ulnar
- Côndilo do úmero