Conceitos básicos de Unidades Motoras

Unidade motora é o nome que se dá ao conjunto formado por:

  • 1 Motoneurônio Alfa
  • Placas motoras por ele excitadas
  • Fibras musculares por ele inervadas

Imagem representando o SNP e em destaque o motoneurônio alfa em roxo.

Relação das unidades motoras x músculos

Diferente do que se pensa, a quantidade de unidades motoras relacionadas a um músculo não é necessariamente proporcional a quantidade de fibras musculares ou ao volume/massa muscular do mesmo.

Por se tratar de uma inervação, logo, um tipo de comando denominado eferente do sistema nervoso, o fator determinante da quantidade de unidades motoras necessárias para inervar um determinado músculo é proporcional a habilidade ou especificidade de movimentos do mesmo.

Desta forma, podemos afirmar que a quantidade de unidades motoras relacionadas a um músculo é diretamente proporcional a habilidade motora do músculo inervado, e não a quantidade de fibras musculares ou a intensidade de força que pode ser gerada pelo mesmo.

Ex: No nosso corpo, os músculos que possuem maior quantidade de unidades motoras são os encontrados nos membros superiores, principalmente os das mãos. Como a habilidade motora das mãos e dedos é muito grande, precisam receber mais informação e com melhor qualidade do sistema nervoso.

Em contrapartida, músculos grandes de membros inferiores, como o quadríceps, por exemplo, a pesar to tamanho e potência, não possuem tantas unidades motoras pois sua função exige muito mais força do que destreza.

Recrutamento de unidades motoras

há diversas formas de recrutar unidades motoras, e as mais comuns são os alongamentos e aquecimentos.

O objetivo básico do recrutamento de unidades motoras é preparar o músculo para um determinado movimento, para que quando recrutado, consiga contrair de forma mais homogênea possível sem sobrecarregar apenas parte das fibras musculares.

Consequências do não recrutamento de unidades motoras

Quando ocorre uma contração muscular repentina sem o devido recrutamento de unidades motoras, a principal consequência é a distensão muscular. Esse processo de ruptura de fibras se dá, principalmente, por haver uma contração muscular com recrutamento parcial de fibras.

Desta forma, algumas fibras precisam fazer o trabalho do músculo como um todo, o que acaba gerando sobrecarga e lesão.