Características da coluna vertebral

  A coluna vertebral conhecida como o eixo ósseo do corpo, é constituída por 33 vértebras, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e de 4 a 5 coccígeas, onde nas duas últimas regiões as vértebras são fundidas e as 24 restantes móveis.  

Apresenta curvaturas fisiológicas no sentido ântero-posterior que permitem a manutenção do equilíbrio e postura ereta, sendo divididas em curvas primárias e secundárias.

Curvaturas fisiológicas

As primárias são conhecidas como cifoses, apresentam concavidades anteriores e estão localizadas nas regiões torácica e sacral, se desenvolvem durante o período fetal e não se modificam.

Já as secundárias, são conhecidas como lordoses, estão localizadas nas regiões cervical e lombar e apresentam concavidades posteriores, se desenvolvem a medida que o bebê começa a sustentar a cabeça, no caso da cervical e ao adotar a postura de quatro apoios e ereta, na região lombar.   

   

Imagem ilustrativa das curvaturas fisiológicas

   As vértebras apresentam características específicas de acordo com cada região, porém existem as características gerais, ou seja, que estão presentes na maioria delas.

Características das vértebras lombares

– São as vértebras mais volumosas da coluna vertebral;

Corpo vertebralgrande e em formato de rim (reniforme);

–  Processos espinhosos– curtos, quadriláteros e situam-se no mesmo plano dos corpos vertebrais;

– Processos acessórios – situados na face posterior da base de cada processo transverso e servem para pontos de inserções musculares;

– Processos mamilares – situados na face posterior dos processos articulares e servem para pontos de inserções musculares;

Imagem ilustrativa da coluna lombar em vista posterior