SNC: Cerebelo e Tronco encefálico

Cerebelo

Localizado abaixo do córtex occipital e atrás do tronco cerebral.

Como nas áreas sensitivas somestésicas e áreas motoras, o cerebelo apresenta um mapeamento corporal, com funções diferentes dessas áreas. É constituído pelas seguintes partes:

• Vermis: parte central, possui largura média de 1 a 2 cm e estendendo-se por todo o cerebelo. Aqui, estão representadas as áreas centrais do corpo humano, possibilitando que controle os movimentos relacionados as partes do eixo corporal, do pescoço, dos ombros e quadris.

• Zona Intermediária do hemisfério: localizada entre o vermis e a zona lateral, também é uma faixa estreita. Nessa zona está representadas, as áreas distais dos membros inferiores e superiores, principalmente as mãos, dedos e face.

• Zona Lateral do hemisfério: localizada lateralmente no cerebelo, é a faixa mais larga. Atuam no planejamento geral dos movimentos motoras sequências.

• Lobo Floculonodular: parte mais inferior do cerebelo relacionada ao controle do equilíbrio.

Tronco Cerebral ou Tronco Encefálico

Localizado abaixo do diencéfalo e acima da medula espinhal, tem a função de conectar o encéfalo à medula espinhal. Sendo a passagem de potencias de ação motores e sensitivos. Constituído pelo mesencéfalo, ponte e bulbo.

.Mesencéfalo: porção mais superior do tronco cerebral, formada por inúmeros componentes que atuam na transmissão de sinais sensitivos e motores, movimentos oculares, e outras.

•Ponte: porção intermediária do tronco cerebral, formada por vários feixes nervosos que transmitem sinais motores e sensitivos, como também de núcleos que controlam: movimentos oculares, expressivos da face, mastigação e sinais sensoriais da face, boca, ouvido e aparelho vestibular.

•Bulbo: porção mais inferior do tronco cerebral, localizado imediatamente acima da medula espinhal. É aqui que as fibras nervosas cruzam para o lado oposto (o hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo e vice versa). Constituído de feixes nervosos (os mesmos das estruturas anteriores), possui áreas importantes: sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático (controlam função cardiovascular, renal, gastrointestinal e metabolismo) e centro respiratório.