Insuficiências musculares Ativa e Passiva

Introdução

Para entendermos os conceitos de insuficiência muscular, devemos conhecer as classificações musculares, não só quanto a quantidade de articulações com as quais se relaciona e promove movimento, quanto em relação a funcionalidade e ação de um determinado músculo durante um movimento.

Direitos de imagem: felipeanatomia.com.br

Classificação quanto a quantidade de articulações:

  • Monoarticular
  • Biarticular
  • pluriarticular

Classificação quanto a função

Funcionalmente, durante um determinado movimento, um músculo pode ser classificado como:

Agonista: Aquele que exerce a função primária do movimento, sendo, então, o ator primário e principal responsável pelo movimento. Cada movimento tem seus músculos agonistas (atores principais – protagonistas), mesmo tendo outros músculos acessórios do movimento, denominados sinergista, como veremos a seguir;

Sinergista: músculos sinergistas são aqueles que atuam como auxiliares dos agonistas em um determinado movimento. Podemos dizer então que os sinergistas são auxiliares dos agonistas durante a realização de um determinado movimento, podendo auxiliar apenas em parte da amplitude articular ou até mesmo em toda amplitude articular;

Antagonista: um músculo é classificado como antagonista quando o mesmo possui função contrária ao movimento que está sendo produzido. Desta forma, antagonista é o músculo que possui função ou funções opostas aos músculos agonistas e sinergistas;

Neutralizadores: um músculo pode ser classificado como neutralizador quando, em um determinado movimento, gera uma inibição de movimentos secundários do agonista, dando estabilidade e controle motor ao movimento.

Correlação e aplicabilidade

Um fácil exemplo de músculos neutralizadores pode ser observado durante os exercícios de fortalecimento do músculo glúteo máximo em quatro apoios com extensão de coxa, onde os músculos rotadores internos atuam como neutralizadores, anulando a função de rotação externa do glúteo máximo, permitindo ao glúteo máximo trabalhar somente sua função de extensão de quadril.

Fluxograma das funções musculares

Conceito de insuficiência muscular

O conceito de insuficiência muscular pode ser aplicado tanto ao trabalho de fortalecimento quanto aos trabalhos de alongamento muscular, sendo que durante uma contração pode-se aplicar o conceito de insuficiência muscular ativa, enquanto durante o alongamento podemos aplicar o conceito de insuficiência muscular passiva.

Fluxograma dos tipos de insuficiência muscular

Para entendermos as insuficiências musculares, precisamos retomar e relembrar a propriedade muscular denominada elasticidade, que se trata da capacidade de um músculo alongar e voltar a posição de origem com a mesma intensidade / proporção.

Desta forma, sabemos que, devido a propriedade elástica, quanto mais alongado for um músculo, maior é a sua força ou capacidade contrátil. Porém, durante a contração muscular de músculos biarticulares, por possuírem relação com duas articulações, a posição favorável para a contração vai ser quando em uma articulação estiver estirado para promover o encurtamento na outra.

Ex: Para priorizar a contração do gastrocnêmio, durante o movimento de flexão plantar, o fortalecimento deve ser em pé, pois quando sentado com o joelho flexionado, ocorre o encurtamento das duas extremidades, havendo então o que chamamos de insuficiência ativa.

Insuficiência muscular ativa: Ocorre quando durante um movimento, promovemos o encurtamento de músculos biarticulares nos seus dois pontos de inserção para favorecer o trabalho muscular de um músculo monoarticular.

Direitos de imagem: felipeanatomia.com.br

Insuficiência muscular passiva: A insuficiência muscular passiva pode ser notada quando durante a tentativa de alongamento de um músculo, algum ventre biarticular é estirado antes gerando uma limitação na amplitude de movimento. Tal fato pode ser notado durante o alongamento do músculo quadríceps. Podemos notar que a flexão de joelho pode ser limitada pelo reto femural encurtado quando a mesma é realizada associada a extensão do quadril (insuficiência muscular passiva do quadríceps), porém, quando o mesmo movimento é associado a posição neutra ou flexão do quadril, ocorre o relaxamento do ventre biarticular (reto femural) e se consegue alongar as fibras musculares dos vastos lateral, intermédio e medial.

Imagem ilustrativa dos músculos anteriores da coxa e perna