O crânio é um conjunto de ossos que protegem o encéfalo e alguns órgãos sensoriais, que veremos detalhados mais a frente.

Ele é dividido anatomicamente em neurocrânio e viscerocrânio:

Neurocrânio: parte póstero-superior que protege o encéfalo. Tem baixa elasticidade e alta resistência. Essa região é formada pelos ossos: frontal, etmóide, esfenóide, parietal, temporal e occipital.

Viscerocrânio: parte antero-inferior que contém estruturas dos sistemas viscerais, como olho, nariz e boca. Possui orifícios naturais e câmaras de ar. É formada por: nasal, lacrimal, concha nasal inferior, zigomático, maxila, palatino, vômer e mandíbula.

Vista frontal

Na vista frontal, conseguimos ver os ossos:

  • Osso frontal: um osso único situado na parte mais anterior da calota craniana, ele é do tipo plano e pneumático e faz parte do neurocrânio.
  • Ossos nasais: são ossos pares que fazem parte do viscerocrânio e são separados pela sutura internasal.
  • Osso esfenóide: um osso ímpar presente posteriormente na órbita, ele se estende de uma lateral a outra.
  • Osso etmoide: osso único do tipo irregular. Ele forma a base do neurocrânio, porém grande parte dele é projetada na região do viscerocranio, formando as cavidades nasal e orbital. Além disso, ele permite a passagem de um par de nervos cranianos.
  • Ossos maxila: osso par, onde se aloja a arcada dentária superior.
  • Osso zigomático: osso par localizado lateralmente a maxila, responsável pela formação da “maçã do rosto”. Se articula com os ossos temporais através do arco zigomático.
  • Mandíbula: osso ímpar, que vai de uma lateral a outra. Possui corpo e ramos e é o local de alojamento da arcada dentaria inferior. Ele articula-se com a base do crânio por meio das articulações temporomandibulares.

Vista lateral

Na vista lateral, além do nasais, etmoide, esfenoide, zigomático, maxila e mandíbula, conseguimos ver:

  • Osso parietal: osso par que faz parte do neurocrânio, é articulado anteriormente com o osso frontal através de suturas.
  • Osso occipital: osso único localizado mais posteriormente. Nele está presente o forame magno (lugar de comunicação da medula espinhal com encéfalo) e côndilos occipitais.
  • Osso temporal: osso par e irregular, localizados nas laterais do crânio.
  • Osso lacrimal: osso par, ficam no interior da cavidade orbital.

Vista inferior

Essa vista apresenta os côndilos occipitais (local de articulação com a primeira vértebra cervical), fossa mandibular (articulação da cabeça da mandíbula), o forame magno e outros acidentes anatômicos, e dois ossos não citados:

  • Vômer: pequeno osso único que forma o septo nasal.
  • Osso palatino: osso par, presente posteriormente a cavidade nasal, entre a maxila e esfenoide.

Vista sagital

No corte sagital vemos mais detalhes de ossos já mencionados, a cavidade interna do neurocrânio, alguns seios da face, forames e um novo osso:

  • Concha nasal inferior: osso par, é uma lâmina de osso esponjoso presente na cavidade nasal.

Vista superior

Nessa vista conseguimos ver a calota craniana (composta pelos ossos frontal, parietais e occipital unidos por suturas). E caso ela seja retirada, é possível visualizar as divisões da cavidade endocraniana chamadas de fossas do crânio:

  1. Fossa anterior: abrange o etmóide, esfenóide e frontal
  2. Fossa média: esfenóide e temporal
  3. Fossa posterior: temporal e occipital

E também são vistos os acidentes anatômicos, como a crista etmoidal, sela turca, canal óptico, asa menor e maior do osso esfenóide, forame magno, protuberância occipital interna, fossa cerebelar e processo clinóide.