Alavancas Musculares e Vantagem mecânica

Introdução:

Ao estudarmos cinesiologia e biomecânica, nos deparamos com conceitos de alavancas musculares e vantagem mecânica. Tratam-se de conceitos que podem ser utilizados de diferentes maneiras durante o trabalho muscular.

Da mesma forma que o tipo de contração muscular é determinado pela relação entre a intensidade de força do músculo e a resistência imposta a ele, a determinação do tipo de alavanca muscular é feita pela relação entre o posicionamento da força e da resistência em relação ao eixo de movimento. Já quando pensamos em vantagem mecânica, essa é determinada pela distância entre a resistência e o eixo (quanto mais próxima do eixo de movimento estiver a resistência, maior a vantagem mecânica) e a distância entre a força e o eixo de movimento (quanto mais distante a força estiver do eixo de movimento, maior a vantagem mecânica).

Em biomecânica, os princípios da alavanca são utilizados para visualizar o sistema mais complexo de forças que produzem movimento no corpo.

            As três forças da alavanca mecânica são:

– Eixo ou apoio (E): Trata-se do ponto de articulação, ou seja, onde ocorre o movimento dos segmentos estudados.

– Peso ou resistência (P): Trata-se da resistência externa imposta a contração muscular, que pode ser simplesmente a ação da força da gravidade ou alguma outra força imposta.

– Força que move ou mantém (F): Trata-se da força de contração realizada pelo músculo, que é determinada pelo número de unidades motoras recrutados e também pela quantidade de fibras musculares.

            A distância desde o ponto de apoio até a linha de ação do peso é denominada “braço de peso”. A distância desde a força de retenção ao eixo é denominada “braço de força”. Assim, vantagem mecânica da alavanca (VM) designa a razão entre o comprimento do braço de força e o comprimento do braço de peso.

           Comprimento do braço de força

VM =     ——————————————-

           Comprimento do braço de peso

            Assim, o comprimento do braço de força é diretamente proporcional à vantagem mecânica, enquanto o braço de peso é inversamente proporcional à vantagem mecânica. Em outras palavras, quanto maior o braço de força, maior será a vantagem mecânica, e quanto maior o braço de peso, menor será a vantagem mecânica.