Introdução:
Chamamos de sistema circulatório os sistemas formados por líquidos circulantes no corpo humano, cuja principal função é o transporte de substâncias entre diferentes órgãos, sistemas e tecidos do corpo.
O sistema circulatório é formado basicamente pelo conjunto de três sistemas:
- Sistema cardiovascular
- Sistema linfático
- Sistema porta hepático
Sistema cardiovascular:
É o sistema circulatório principal, composto pelo coração, como órgão principal e responsável por bombear e distribuir sangue entre as circulações sanguíneas sistêmica e pulmonar; pelos vasos (artérias e veias), responsáveis pela condução de sangue entre os diferentes tecidos do nosso corpo; e pelo sangue propriamente dito (tecido hematopoiético), que é o grande responsável pelas funções básicas do sistema cardiovascular, relacionadas ao transporte, defesa e recuperação tecidual.
Sistema linfático:
O sistema linfático é um sub sistema do sistema cardiovascular, mais especificamente, um sistema paralelo ao retorno sanguíneo da circulação sanguínea, e que tem como objetivo principal, a reposição de proteínas essenciais que são perdidas e não reabsorvidas pelo processo de filtragem dos capilares para os tecidos.
O sistema linfático também tem importante função de defesa, compondo o sistema imunológico, com células de defesa importantes (linfócitos) além de estruturas / tecidos relacionados ao sistema imunológico, como os gânglios linfáticos, baço e timo.
Sistema porta hepático:
O sistema porta hepático, assim como o linfático, é também um desvio do retorno sanguíneo, porém, presente apenas na grande circulação.
Trata-se de um desvio do retorno sanguíneo da grande circulação que tem como objetivo, conduzir o sangue drenado no tracto gastro intestinal (TGI) para que o mesmo seja filtrado e metabolizado no fígado, antes de chegar ao coração e retornar então a circulação sistêmica.
A circulação porta hepática é formada pelos seguintes vasos:
- Veia Gástrica
- Veia Esplênica
- Veia mesentérica superior
- Veia Mesentérica inferior