Introdução:
Os discos intervertebrais fazem parte de um grupo de articulações classificadas como fibrocartilaginosas. São constituídos por um grupo de anéis fibrocartilaginosos interpostos entre as vértebras dos segmentos vertebrais móveis (cervical, torácica e lombar), por líquido sinovial (95% de água) e por um núcleo central denominado núcleo pulposo.
Funções:
As funções dos discos intervertebrais estão associadas a dissipação de forças na coluna vertebral, bem como ao amortecimento de carga na mesma, tendo em vista que essa região (coluna vertebral) é um grande centro de passagem e transferência de forças ascendentes e descendentes do corpo humano.
Os discos intervertebrais são fixados entre os corpos vertebrais por segmentos oblíquos das fibras fibrocartilaginosas de seus anéis, porém, ainda são delimitadas anteriormente e lateralmente pelo ligamento longitudinal anterior da coluna vertebral, e, posteriormente, pelo ligamento longitudinal posterior da coluna vertebral, também denominado ligamento flavo ou amarelo. Desta forma, os únicos intervalos do disco intervertebral que não recebem revestimento e proteção ligamentar são os segmentos póstero-laterais, pontos de passagem das raízes nervosas em cada um dos níveis medulares correspondentes.
Movimentos dos discos
Durante os movimentos da coluna vertebral, os discos intervertebrais atuam como “molas” amortecendo impactos. A cada movimento da coluna, os núcleos pulposos se deslocam em sentido oposto com o objetivo ajustar a carga entre os segmentos da coluna vertebral. Como os movimentos da coluna acontecem normalmente nos sentidos anterior e lateral (flexão e inclinação), os deslocamentos dos núcleos acontecem no sentido póstero lateral, o que justifica o fato de 95% das hérnias de disco por protrusão ou extrusão acontecerem neste sentido.
OBS:
Os únicos segmentos móveis que não possuem discos intervertebrais são os relacionados ao Atlas (C1), já que esta vértebra tem como característica única não possuir corpo. Assim, as articulações atlanto-occipital e atlanto-axial são as únicas dos segmentos móveis a não possuirem discos. Já as demais articulações dos segmentos móveis, até a transição de L5/S1, todas possuem os discos de tamanho e espessura proporcionais a seus corpos vertebrais.