Estruturas do sistema cardiovascular

Introdução:

Quando estudamos o sistema circulatório, em sua anatomia e fisiologia, percebemos que o que chamamos de sistema cardiovascular nada mais é do que uma porção do sistema circulatório, onde o sangue vai atuar como ator principal desempenhando as funções sistêmicas de transporte, defesa e reparo tecidual.

Desta forma, o sistema cardiovascular vai ser formado então pelo coração, que atua como órgão central responsável pela ejeção de sangue e também pela distribuição do sangue para as circulações sistêmica e pulmonar; pelos vasos sanguíneos, divididos em artérias e veias, sendo as artérias os vasos que conduzem sangue do coração para os tecidos e as veias os vasos que retornam com o sangue para o coração; e pelo sangue, tecido hematopoiético, responsável por desempenhar as funções do sistema.

Coração:

Imagem ilustrativa: Coração

O coração é o órgão central do sistema cardiovascular, responsável pela ejeção e distribuição de sangue entre as circulações sistêmica e pulmonar. Trata-se de um órgão oco, dividido em quatro cavidades denominadas câmaras cardíacas, sendo as superiores denominadas átrios e as inferiores, ventrículos.

Topografia e Posicionamento:

O coração se localiza (topografia) na cavidade torácica em uma região denominada mediastino, que se trata da região anterior a coluna torácica, posterior ao osso esterno e entre os pulmões. Ele é fixado no mediastino pelo pericárdio.

Dentro do mediastino, o coração se posiciona com a base superiormente e o ápice inferiormente e voltado para a esquerda. Anteriormente encontramos a saída das artérias, enquanto posteriormente observamos a chegada das veias.

Fluxo sanguíneo

O sangue que chega ao coração sempre acessa os átrios através de veias, enquanto o sangue que sai do coração sempre sai pelos ventrículos através de artérias. Desta forma, quando tratamos de vasos sanguíneos, percebemos que as artérias conduzem sangue do coração para a periferia, enquanto as veias são responsáveis pelo retorno sanguíneo ao coração.

Camadas do coração:

  • Epicárdio: Camada mais externa do coração.
  • Miocárdio: Músculo cardíaco propriamente dito. Trata-se da camada intermediária ou parede muscular do coração.
  • Endocárdio: Camada interna do coração. É aquela que se encontra em contato com o conteúdo cardíaco, o sangue.

OBS: Pericárdio não é uma camada do coração, mas sim uma lâmina que reveste e fixa o coração no mediastino. ë formado por duas lâminas sobrepostas, sendo o pericárdio visceral a lâmina interna e íntima do coração, responsável pelo seu revestimento, enquanto o pericárdio parietal é a lâmina externa, mais resistente e responsável pela fixação do coração no mediastino.

Vasos sanguíneos:

São classificados em artérias e veias, sendo as artérias aqueles vasos que conduzem sangue do coração para a periferia, enquanto as veias aqueles responsáveis pelo retorno sanguíneo ao coração. Ainda podem ser classificadas de acordo com o calibre, em:

  • Artérias de grande calibre
  • Artérias de médio calibre
  • Artérias de pequeno calibre
  • Arteríolas
  • Capilares arteriais
  • Capilares venosos
  • Vênulas
  • Veias de pequeno calibre
  • Veias de médio calibre
  • Veias de grande calibre

Quanto mais próximo ao coração, maior o diâmetro e consequentemente, o calibre do vaso, independentemente se artéria ou veia.

Sangue ou tecido Hematopoiético

Trata-se então do ator principal do sistema cardiovascular. É formado por uma parte celular, composta principalmente por hemácias, leucócitos e plaquetas, e também por água que compõe a parte líquida ou plasma sanguíneo.