Introdução:

Ao estudarmos o sistema cardiovascular, aprendemos que o coração corresponde ao órgão central, responsável por bombear sangue para as circulações sistêmica e pulmonar, assim como também recebe sangue através de veias que vem das diferentes partes do corpo e também dos pulmões.

Como o coração é dividido em câmaras, sendo as superiores denominadas átrios e as inferiores denominadas ventrículos, nota-se que a saída de sangue do coração sempre acontece dos ventrículos para as artérias, enquanto a chegada de sangue acontece das veias para os átrios.

Por serem os átrios as câmaras ou cavidades superiores e os ventrículos as cavidades inferiores, a primeira impressão que se tem é que o sangue ejetado do coração para as artérias através dos ventrículos tem sua saída por baixo, enquanto o sangue que chega aos átrios pelas veias tem sua chegada por cima. Porém, como veremos a seguir, não é assim que acontece.

Coração:

Ilustração do coração e sua topografia e posicionamento na caixa torácica

O coração é um órgão oco, com formato triangular, localizado na cavidade torácica em uma região denominada mediastino (espaço da caixa torácica posterior ao osso esterno, anterior a coluna vertebral e entre os pulmões) e fixado por membranas denominadas pericárdios. A base do coração está posicionada superiormente enquanto o ápice se localiza inferiormente e voltado a esquerda.

Observando a imagem do coração, notamos que a pesar das artérias saírem dos ventrículos e das veias chegarem nos átrios, todo acesso de vaso ao coração sempre ocorre superiormente, ou seja, na base do coração. Desta forma, os vasos que tem acesso às câmaras cardíacas, independentemente de serem artérias ou veias, são denominados “vasos da base do coração”.

Vasos da base do coração:

São vasos da base do coração aqueles que tem acesso direto as câmaras cardíacas. Os vasos que transportam sangue em direção ao coração são denominados veias e desembocam nos átrios, enquanto os vasos que saem do coração são denominados artérias e saem dos ventrículos. São eles:

  • Artéria Aorta: É o vaso que sai do ventrículo esquerdo transportando sangue rico em oxigênio e nutrientes para todos os sistemas. Corresponde a principal artéria da circulação sistêmica. Assim que sai do ventrículo esquerdo, a artéria aorta ascendente forma um arco denominado arco aórtico de onde saem três importantes vasos responsáveis pela irrigação das estruturas da cabeça de dos membros superiores (Artéria tronco braquiocefálico; Artéria carótida comum esquerda; Artéria subclávia esquerda). Após isso ela desce, sendo artéria aorta descendente torácica, que vai se ramificar posteriormente levando sangue a todas as partes do corpo e todos os sistemas.
  • Artéria Tronco Pulmonar: É a artéria que sai do ventrículo direito em direção aos pulmões, iniciando a pequena circulação. Assim que sai, a artéria tronco pulmonar se bifurca em artérias pulmonares direita e esquerda, levando sangue rico em gás carbônico para cada um dos pulmões, onde então ocorrerá o processo de hematose.
  • Veias Pulmonares: São quatro as veias pulmonares, sendo duas provenientes de cada pulmão (Veia pulmonar superior direita VPSD; Veia pulmonar inferior direita VPID; Veia pulmonar superior esquerda VPSE; Veia pulmonar inferior esquerda VPIE). As veias pulmonares desembocam no átrio esquerdo, encerrando ali a pequena circulação, levando ao coração sangue rico em oxigênio após passar por processo de hematose.
  • Veias Cavas: São duas as veias cavas (veia cava superior VCS e veia cava inferior VCI). Essas veias são responsáveis por drenar o sangue da grande circulação ou circulação sistêmica de volta para o coração. A veia cava inferior drena o sangue do tronco e dos membros inferiores, enquanto a veia cava superior drena o sangue da cabeça, pescoço e membros superiores de volta ao coração. As duas veias cavas acessam o átrio direito, concluindo a grande circulação.