Inervação da Face

Diferentemente do que ocorre com os demais músculos estriados esqueléticos, os músculos da face possuem sua relação com o Sistema Nervoso Central (SNC) estabelecida através de nervos cranianos, mais especificamente através do nervo trigêmio (V par craniano) e do nervo facial (VII par craniano).

E uma característica muito peculiar em relação aos músculos da face é que, por serem em grande número, pequenos, e possuirem as mesmas inervações sensitivas e motoras, é comum o aparecimento de sincinesias faciais (movimentos involuntários de músculos vizinhos) durante alguns movimentos. Ex: Ao tentar contrair o músculo corrugador, contrair também o músculo frontal, pois ambos são inervados pelo ramo temporal do nervo facial.

Ex: Ao tentar contrair o músculo corrugador, contrair também o músculo frontal, pois ambos são inervados pelo ramo temporal do nervo facial.

A inervação da face, tanto sensitiva quanto motora, possuem uma relação direta com o tronco encefálico, já que tanto o nervo trigêmio (V par craniano) quanto o nervo facial (VII par craniano) possuem seus núcleos localizados na ponte, porção intermediária do tronco encefálico.

Inervação sensitiva da face

A inervação sensitiva da face é realizada pelo nervo trigêmio, V par craniano, que possui seu núcleo (ponto de localização dos corpos dos neurônios) localizados na ponte. Logo em sua saída, o nervo trigêmio é dividido em três ramos ou nervos, denominados: nervo frontal, nervo maxilar e nervo mandibular.

Nervo frontal:

Responsável pela inervação sensitiva da porção superior da face, compreendendo a região dos músculos occípito-frontal, corrugador da sobrancelha, prócero e fibras superiores do orbicular do olho.

Nervo maxilar:

Responsável pela inervação sensitiva da porção média da face, compreendendo a região dos músculos zigomáticos (maior e menor), risório, porção superior do orbicular da boca. bucinador, elevador do lábio superior, levantador do lábio superior e da asa do nariz, elevador do ângulo da boca e nasal transverso, além das sensibilidades relacionadas a gengiva e dentes da arcada dentária superior (regiões alveolares superiores).

Nervo mandibular:

Responsável pela inervação sensitiva da porção inferior da face, ou seja, região mandibular. Nessa região estão compreendidos os músculos depressor do ângulo da boca, depressor do lábio inferior, mentoniano e transverso do mento, além da sensibilidade das regiões alveolares inferiores e mandíbula.

Imagem ilustrativa da saída dos nervo e trigêmio e Facial da Ponte

Nervo Facial:

O VII par craniano, denominado nervo facial, é o responsável pela inervação motora dos músculos da mímica facial, e assim como ocorre com o nervo trigêmio, também se divide em três porções ou ramos, denominados ramo frontal, ramo bucal e ramo mandibular. Os ramos do nervo facial acompanham os ramos do trigêmio, ficando então um responsável pela inervação sensitiva daquela região, enquanto o outro responsável pela inervaçào motora.