Fala galera, blz?

Nervos cranianos

Assim como todos os nervos presentes no corpo humano, são estruturas responsáveis por comunicar o sistema nervoso central (SNC) com estruturas periféricas, realizando, desta forma, a condução de cargas elétricas entre essas estruturas, responsáveis então pelas comunicações aferentes (sensitivas) e/ou eferentes (motoras). Desta forma, podemos concluir que todos os nervos são formados por axônios de neurônios e possuem como finalidade a condução de potencial de ação entre o SNC e estruturas periféricas.

assim como todos os nervos presentes no corpo humano, são estruturas responsáveis por comunicar o sistema nervoso central (SNC) com estruturas periféricas, realizando, desta forma, a condução de cargas elétricas entre essas estruturas, responsáveis então pelas comunicações aferentes (sensitivas) e/ou eferentes (motoras). Desta forma, podemos concluir que todos os nervos são formados por axônios de neurônios e possuem como finalidade a condução de potencial de ação entre o SNC e estruturas periféricas.

Diferentemente dos nervos espinhais, que são formados pela junção das raízes nervosas ventral (motora) e dorsal (sensitiva), sendo, desta forma, obrigatoriamente mistos, os nervos cranianos podem ser somente sensitivos, somente motores ou mistos. Além disso, os nervos cranianos mistos ainda podem ter funções sensitivas e motoras relacionadas a estruturas diferentes.

Como o próprio nome sugere, os nervos espinhais comunicam estruturas periféricas ao SNC através da medula espinhal, em espaços denominados níveis medulares. Já os nervos cranianos, comunicam estruturas periféricas presentes principalmente na cabeça e pescoço, com o SNC, mas não através da medula espinhal. Eles possuem seus corpos (núcleos dos nervos cranianos) diretamente no prosencéfalo (Telencéfalo e diencéfalo), ou no tronco encefálico.

Independentemente da classificação, como nervo espinhal, nervo periférico ou mesmo como nervo craniano, todo nervo é classificado estruturalmente como parte do sistema nervoso periférico. Desta forma, em caso de lesões onde o comprometimento é de nervo, pode-se dizer que houve uma lesão ou doença de SNP (EX: Paralisia facial periférica – PFP – Lesão ou comprometimento do nervo facial, VII par craniano), enquanto que as lesões ou doenças que acometem os núcleos dos nervos (conjunto de corpos de neurônios localizado no SNC) são classificadas como lesões ou doenças de SNC (EX: Paralisia facial central – PFC – Lesão ou comprometimento do núcleo do nervo facial na ponte).

Os nervos cranianos são organizados então em doze pares, sendo os dois primeiros projeções diretas do prosencéfalo (I – Olfatório e II – Óptico); o terceiro e o quarto possuindo seus corpos localizados no mesencéfalo (III – Oculomotor e IV – Troclear); o quinto, sexto, sétimo e oitavo possuindo seus núcleos na ponte (V – Trigêmio, VI – Abducente, VII – Facial e VIII – Vestíbulo coclear); e os nono, décimo, décimo primeiro e décimo segundo possuindo seus corpos localizados no bulbo. Desta forma, enquanto os nervos espinhais comunicam estruturas periféricas com o SNC através da medula espinhal, os nervos cranianos, co exceção dos dois primeiros, tem seu ponto de comunicação com o SNC através do tronco encefálico.

Funções e localizações dos núcleos.


Imagem inferior do encéfalo com destaque para os pares cranianos

I par craniano:

Nervo Olfatório:

O nervo olfatório, como o próprio nome sugere, é classificado como nervo sensitivo e é o responsável pela transmissão de impulsos nervosos referentes a sensibilidade olfativa, captada na mucosa olfatória. Ele possui seu núcleo localizado no Núcleo olfatório anterior, se conectando com o sistema nervoso central então através do telencéfalo.

OBS: O nervo olfatório, I par craniano, é o único que não possui relação com o diencéfalo no tálamo, estrutura esta responsável pela recepção de todas as informações sensitivas, modulação destas informações e posterior projeção para áreas específicas do cérebro (telencéfalo) através dos neurônios de projeção talâmicos.

II par craniano:

Nervo óptico:

O nervo óptico é classificado como nervo sensitivo e é o responsável pelas informações sensitivas referentes a visão, que são captadas por receptores específicos na retina e transmitidas então até o diencéfalo. Possui seu núcleo no núcleo geniculado lateral.

III par craniano:

Nervo oculomotor:

O nervo oculomotor é um nervo classificado como motor, responsável pela motricidade dos músculos ciliar, esfíncter da pupila, e todos os músculos extrínsecos do olho, exceto os inervados pelos nervos troclear e abducente. Possui seu núcleo localizado no núcleo oculomotor no mesencéfalo.

IV par craniano:

Nervo troclear:

O nervo troclear, assim como o oculomotor, também é um nervo motor e possui como função básica a motricidade do globo ocular. É responsável pela inervação do músculo oblíquo superior do búlbo do olho. Possui seu núcleo localizado no núcleo troclear no mesencéfalo.

V par craniano:

Nervo trigêmio:

O nervo trigêmio, diferente dos quatro primeiros pares cranianos, é classificado como nervo misto, pois possui funções sensitivas e motoras. Assim que sai da ponte, o trigêmio se divide em três ramos, denominados: nervo frontal; nervo maxilar; e nervo mandibular. O nervo trigêmio tem sua função sensitiva relacionada a sensibilidade da face, sensibilidade seios da face e dentes. Sua função motora está relacionada a mastigação, pois é o responsável pela inervação motora dos músculos da mastigação, dentre eles o masseter. Possui seu núcleo localizado na ponte, porção intermediária do tronco encefálico, no núcleo trigeminal sensorial.

VI par craniano:

Nervo Abducente:

O nervo abducente, assim como os nervos oculomotor e troclear, também desempenha função motora relacionada a motricidade do globo ocular, sendo responsável pela inervação motora do músculo reto lateral do bulbo do olho, desempenhando a função de abdução ou desvio lateral do globo ocular. Possui seu núcleo localizado na ponte, no núcleo abdutor.

VII par craniano:

Nervo facial:

O nervo facial é classificado como nervo misto. É responsável pela motricidade dos músculos da mímica facial (occipto-frontal, corrugador, prócero, palpebral, orbicular do olho, nasal transverso, elevador do lábio superior, elevados do lábio superior e asa do nariz, elevador do ângulo da boca, zigomático maior, zigomático menor, temporais, risório, depressor de lábio inferior, depressor do ângulo da boca,orbicular da boca, mentoniano e platisma). Além disso o nervo facial possui funções relacionadas a estimulação das glândulas lacrimais e inibição das glândulas salivares. A função sensitiva do nervo facial está relacionada a sensibilidade dos dois terços anteriores da língua. Possui seu núcleo localizado na ponte, mais específicamente no sulco bulbo pontíno e no núcleo geniculado.

VIII par craniano:

Nervo vestíbulo coclear:

Trata-se de um nervo sensitivo com ramos e funções específicas. O ramo vestibular está relacionado com a orientação espaço temporal, enquanto o ramo coclear está relacionado com as sensibilidade auditiva. Possui seus núcleos localizados na ponte, no núcleo vestibular e no núcleo coclear da ponte.

IX par craniano:

Nervo glossofaríngeo:

O nervo glossofaríngeo é classificado funcionalmente como um nervo misto, possuindo suas funções sensitivas relacionadas a sensibilidade do terço posterior da língua (percepção gustativa do 1/3 posterior da língua) além da sensibilidade do palato e sensibilidade e motricidade da farínge e laringe, sendo o grande responsável pela deglutição. Possui seu núcleo localizado no bulbo, mais específicamente nos núcleos ambíguo, salvatório inferior e solitário.

X par craniano:

Nervo vago:

O décimo par craniano, nervo vago ou nervo pneumogástrico, é classificado como misto, é o principal nervo do sistema nervoso autônomo (SNA) e tem suas funções relacionadas as inervações das vísceras torácicas e abdominais, dentre elas o coração, onde exerce a importante função de adaptação de frequência cardíaca (aceleração e desaceleração) através de seus ramos simpático e parassimpático respectivamente. Possui seus corpos (núcleos) localizados no núcleo ambíguo, núcleo vagal motor dorsal e núcleo solitário do bulbo.

XI par craniano:

Nervo acessório:

O nervo acessório é classificado como um nervo exclusivamente motor, e tem sua função relacionada aos movimentos de inclinação lateral da cervical, extensão cervical e rotação cervical, além de elevação do ombro, uma vez que é responsável pela inervação motora dos músculos esternocleidomastóideo (ECOM) e trapézio fibras superiores. Possui seus corpos localizados no bulbo, no núcleo ambíguo e núcleo acessório espinhal.

XII par craniano:

Nervo hipoglosso:

É classificado funcionalmente como um nervo motor, sendo o grande responsável pela motricidade da língua, através da inervação de todos os nervos da língua, com excessão do músculo palatoglosso. Possui seus corpos localizados no núcleo hipoglosso na porção caudal do bulbo.