Músculos da parede posterior da cavidade abdominal
Os músculos da região posterior da cavidade abdominal estão envolvidos tanto em funções estáticas de postura, como a estabilização da coluna lombar, assim como também desempenham funções dinâmicas no tronco ou no quadril, como é o caso dos músculos quadrado lombar e ílio psoas, respectivamente.
Parede posterior da cavidade abdominal
- Psoas maior
- Ilíaco
- Quadrado lombar
Músculo Ílio psoas
É considerado músculo anterior da parede posterior, pois se encontra anteriormente ao quadrado lombar. O músculo ílio psoas, estruturalmente é classificado como um bíceps, pois possui dois ventres principais (psoas maior e ilíaco). Abaixo são descritos três ventres, pois está incluído o psoas menor, porém o mesmo faz parte do psoas maior apenas sendo diferenciado pelo direcionamento das fibras.
– Psoas maior
– Psoas menor
– Ilíaco
Músculo Psoas Maior:
É a porção do ílio psoas que possui sua inserção superior nos processos transversos e corpos das vértebras lombares, sendo antagonista do reto abdominal na estabilização ântero posterior da coluna lombar.
- Origem: processos transversos , corpos, discos intervertebrais das vértebras lombares
- Inserção: trocanter menor
Músculo Psoas menor
É derivado do músculo psoas maior, não havendo divisão estrutural, apenas distinguido pelo direcionamento das fibras musculares e seus comprimentos.
- Origem: vértebra T12 e L1
- Inserção: arco íliopectineo
Músculo Ilíaco
É a porção do músculo ílio psoas que possui sua inserção superior na fossa ilíaca, sendo associada a rotação anterior do quadril quando o ponto fixo for inferior, não exercendo desta forma, estabilização e relação de antagonismo com o músculo reto abdominal na coluna lombar.
- Origem: fossa ilíaca
- Inserção:trocânter menor
Ação do músculo ílio psoas:
Agonista na flexão da coxa quando o ponto fixo é superior e sinergista na flexão do tronco quando a coxa está fixa.
Relação ílio psoas x reto abdominal
O músculo ílio psoas, quando o indivíduo está com apoio no solo, se contraído, traciona a coluna lombar para frente. desta forma, podemos falar que na estabilização lombar, o encurtamento do músculo pode acentuar a curvatura lombar, gerando uma hiperlordose lombar. Em contrapartida, o músculo reto abdominal é um importante estabilizador lombar, pois devido a sua inserção inferior no ramo púbico superior, ele traciona o ilíaco para cima no sentido de rotação posterior do ilíaco, e desta forma, reduzindo a curvatura da coluna lombar.
Desta forma, podemos concluir que o equilíbrio entre os músculos reto abdominal e ílio psoas é responsável pala estabilização ântero posterior da coluna lombar, enquanto a estabilização lateral vai ser realizada pelos músculos laterais, dentre eles, o que veremos a seguir, o quadrado lombar.
Músculo Quadrado Lombar
Localizado na cavidade abdominal, posteriormente e lateralmente a coluna lombar, o músculo quadrado lombar possui suas fibras posicionadas em sentido vertical de cada um dos lados.
- Origem: crista ilíaca e ligamento iliolombar
- Inserção: 12ª costela, vértebras L1 – L4 (processos transversos)
- Ação:
Unilateral: inclina o tronco para o mesmo lado
Bilateral: força expulsiva, expiração e estabiliza a 12ª costela.