Introdução ao estudo do sistema ázigo:

Então pessoal, o sistema ázigo nada mais é do que um conjunto de veias localizadas de cada um dos lados da coluna vertebral, e que são responsáveis pela drenagem da parede dorsal e toracoabdominal para a veia cava superior.

De forma simplificada, o sistema ázigo é um complexo anastomótico venoso que atua auxiliando a drenagem venosa da região posterior das cavidades abdominal e torácica para a veia cava superior, facilitando o retorno venoso da circulação sistêmica para o átrio direito.

O termo Ázigo vem do grego e significa: “sem par”. 

Pois é, trata-se de uma veia ímpar, localizada no lado direito do corpo, ao lado da coluna vertebral. Tem sua origem na face posterior da veia cava inferior, mas o sistema possui 3 constituintes principais, que são:

Primeiramente, a Veia Ázigo Ascende no mediastino posterior pelo hiato esofágico ou cárdico do diafragma, passando a direita dos corpos das oito vértebras torácicas inferiores. A veia ázigo forma uma conexão direta entre a veia cava inferior (VCI) e a veia cava superior (VCS). 

Suas principais tributárias são as Veias Hemiázigo e Hemiázigo Acessória. 

A veia ázigo é formada pelas veias lombares ascendentes direitas, subcostal direita, e também recebe as veias mediastinais, esofágicas, pericárdicas, traqueais e bronquiais direitas. 

Na região da quarta vértebra torácica, T4, se inclina para desembocar posteriormente na VCS.

Outro constituinte importante do sistema é a Veia Hemiázigo. Ela sobe ao lado esquerdo da coluna vertebral. É formada pela união das veias subcostal esquerda e lombar ascendente e tem como tributárias as veias esofágicas inferiores e pequenas veias mediastinais. Na altura da nova vértebra torácica (T9), cruza para a direita para de fundir a veia ázigo.

E para fechar, o último constituinte do sistema ázigo é a veia hemiázigo acessória, que desce à esquerda da coluna vertebral dos níveis T4 até a altura de T8.

A veia hemiázigo acessória recebe veias do 4° ao 8° espaços intercostais e as veias bronquiais esquerdas. Ela cruza sobre as vértebras T7 ou T8 para se unir à veia ázigo.

Agora, uma curiosidade para vocês sobre o sistema ázigo:

Às vezes, as Veias Hemiázigo Acessória e Hemiázigo se unem e drenam na Veia Ázigo.

Já a veia intercostal superior esquerda, que drena os três primeiros espaços intercostais, pode se comunicar com a Veia Hemiázigo Acessória, porém, drena principalmente para a veia braquiocefálica esquerda.

Dicas de conteúdos para estudo:

Em primeiro lugar: https://proffelipebarros.com.br/digestao-de-carboidratos-prof-felipe-barros/

Ainda: https://proffelipebarros.com.br/liquidos-corporais-prof-felipe-barros/


Posteriormente: https://proffelipebarros.com.br/grande-e-pequena-circulacao/