Topografia Renal
Os rins são vísceras abdominais consideradas retro peritoneais, pois se encontram na cavidade abdominal posteriormente, paralelos a coluna lombar, não recebendo revestimento do peritônio como as demais vísceras abdominais.
Cada rim pesa aproximadamente 150 gramas e tem aproximadamente o tamanho de um punho fechado. Sua porção lateral é formada pela cápsula renal, enquanto a porção medial é o ponto de acesso de estruturas ao rim, denominado hilo renal.
Hilo Renal:
Localizado na borda medial dos rins, o hilo renal representa a porta de entrada e consequentemente, comunicação dos ríns com estruturas externas, como artérias, veias, nervos e a própria pelve renal, por onde passa a urina produzida nos rins durante o processo de filtração glomerular.
Principais estruturas anatômicas renais:
- Córtex renal
- Medula renal
- Pirâmides renais
- Papilas renais
- Cálices maiores
- Cálices menores
- Pelve renal
- Néfron
Néfron
Os néfrons correspondem as unidades funcionais do sistema urinário, e consequentemente as unidades funcionais dos ríns. Estão localizados nas regiões mais periféricas dos ríns, entre o córtex renal e a medula renal.
Os néfrons estão em contato com os glomérulos, que são teias de capilares denominados capilares glomerulares, onde ocorre o processo de filtração da corrente sanguínea (capilar) para a capsula de Bowman (porção inicial do néfron).
Funções Renais:
- Excreção de produtos ou subprodutos da degradação do metabolismo e de substâncias químicas estranhas;
- Regulação do equilíbrio hidroeletrolítico;
- Regulação da osmolalidade e concentrações de eletrólitos nos líquidos corporais;
- Regulação do equilíbrio ácido-base;
- Regulação da pressão arterial (mecanismo hormonal de regulação da pressão arterial através do mecanismo renina – angiotensina – aldosterona);
- Secreção, excreção e metabolismo hormonal;
- Gliconeogênese.
Suprimento sanguíneo renal:
Corresponde normalmente a 22% do débito cardíaco, cerca de 1100ml, e chega aos ríns através da artéria renal, que progressivamente se ramifica dando origem as artérias interlobares. As interlobares, por sua vez, dão origem as artérias arqueadas, e posteriormente as interlobulares, conhecidas também como artérias radiais.
As artérias radiais são as que se ramificam dando origem as artérias aferentes, de onde saem os capilares ou arteríolas aferentes que formam o glomérulo ou capilares glomerulares, onde vai ocorrer efetivamente o processo de filtração glomerular.
Principais vasos renais:
- Artérias renais
- Artérias interlobares
- Artérias arqueadas
- Artérias interlobulares (Radiais)
- Artérias aferentes
- Arteríolas aferentes
- Capilares glomerulares (Glomérulo)
- Artérias eferentes
- Veias renais