Introdução

O íon cálcio é extremamente importante para o funcionamento adequado do organismo, e, desta forma, os índices séricos de cálcio devem ser mantidos estáveis. Processos como as contrações musculares e também as sinápses são dependentes de cálcio, e, desta forma, podemos mensurar a importância da manutenção adequada do mesmo na corrente sanguínea.

Assim como diversas outras substâncias necessárias para o funcionamento adequado do organismo, o cálcio não é produzido pelo organismo, dependendo então da ingestão do mesmo através da alimentação de produtos derivados de cálcio. Uma vez absorvido na corrente sanguínea, as concentrações séricas de cálcio são reguladas por dois importantes hormônios: A calcitonina, secretada pelas glândulas tireóides, e o hormônio paratireoidiano, também chamado de parathormônio, secretado pelas glândulas paratireóideas.

Regulação das concentrações séricas de cálcio

Imagem ilustrativa da glândula tireóide

Hormônio Paratireoidiano: Secretado pelas glândulas paratireóideas, localizadas posteriormente à tireóide na região do pescoço, o hormônio paratireoidiano é o principal responsável pela manutenção das concentrações séricas de cálcio, sendo o mais importante hormônio na regulação das concentrações de cálcio no corpo humano. A atuação do hormônio paratireoidiano na manutenção da concentração sérica de cálcio ocorre das seguintes maneiras:

  • Estimula a mucosa intestinal e induz a um aumento na absorção de cálcio pelo intestino, o que faz com que mais cálcio chegue a corrente sanguínea e consequentemente, eleve os níveis séricos de cálcio;
  • Aumenta a reabsorção tubular de cálcio nos túbulos proximais dos néfrons, durante seu processo de filtração glomerular nos rins. Desta forma, evita que se filtre grandes quantidades de cálcio, sendo responsável pela manutenção do mesmo na corrente sanguínea;
  • Estimula a ação dos osteoclastos, células responsáveis pela cavitação óssea, processo pelo qual ocorre literalmente a destruição de parte da matriz óssea e consequente liberação de maior quantidade de cálcio na corrente sanguínea, uma vez que os ossos são os pontos de armazenamento de cálcio no nosso organismo.

Calcitonina: A calcitonina é um hormônio secretado pelas glândulas tireóides e que também atua na regulação das concentrações séricas de cálcio. Porém, ao contrário do hormônio paratireoidiano, a calcitonina atua na reposição e armazenamento de cálcio nos ossos, quando esses se encontram em excesso na corrente sanguínea, processo este denominado mineralização óssea. Desta forma, podemos falar que a calcitonina é antagonista do hormônio paratireoidiano na regulação das concentrações de cálcio na corrente sanguínea.